
Zero Hora é finalista do Prêmio INMA pelo terceiro ano consecutivo. Desta vez, o jornal está cotado para a categoria de Melhor Uso de Redes Sociais, no grupo de marcas regionais/locais. Em 2017, foram selecionados 115 finalistas do mundo todo, entre 20 categorias, dividas em nacionais e regionais. Os vencedores serão revelados no dia 23 de maio, no Global Media Awards Dinner, em Nova York (EUA).
ZH finalizou 2016 como campeã de engajamento em uma média realizada pelo índice Torabit, que contabiliza as interações nos perfis de grandes jornais do país no Facebook, Instagram e Twitter. Entre os fatos importantes de 2016 que colocam as ações de ZH como destaque nas redes, estão números expressivos, como os de 2 milhões de fãs no Facebook, o que representou um aumento de 16,5% em relação aos dados de 2015. O salto foi ainda maior no Twitter, com 55,4% de seguidores a mais. Já no Instagram, o engajamento foi recorde: ZH atingiu mais de 3 milhões de curtidas em fotos postadas na conta do jornal ao longo do ano.
As estratégias de redes sociais também impactaram no tráfego ao site de ZH. A origem de acessos via Facebook foi 82% maior do que em relação a 2015. No Twitter, o crescimento atingiu 41,22% a mais. As mídias sociais trouxeram 25% do público de todo o site em 2016, totalizando mais de 70 milhões de visualizações.
– Em 2016, trabalhamos duro para garantir nossa relevância na timeline dos leitores. Para isso, fechamos parcerias com o Twitter e qualificamos nossa produção de Lives no Facebook, além de estarmos focados no comportamento dos nossos fãs e seguidores 24 horas por dia, sete dias na semana. Para nós, as redes sociais têm uma importância estratégica que vai muito além da distribuição de conteúdo. O investimento feito em qualificação profissional, ferramentas e relacionamento foi recompensado com nosso engajamento campeão e agora com essa indicação no INMA ao lado de grandes veículos – comemorou a gerente Digital de Zero Hora, Sabrina Passos.
Concorrem na mesma categoria de Zero Hora a plataforma
Brilio.net, da Indonésia, e o jornal NewsLocal, da Australia. O jantar que premia os vencedores é parte da programação do 87ª INMA World Congress of News Media, que ocorre anualmente. Em 2016, ZH foi reconhecida no prêmio INMA pelo ZH Tablet, na categoria Melhor Conteúdo Pago ou Iniciativa para Novas Mídias, e pela Casa Destemperados, como Melhor Ideia para Aumentar as Vendas de Publicidade.
International News Media Association (INMA) – É uma comunidade global de empresas de mídia líderes de mercado, que trabalham para envolver a audiência com o objetivo de aumentar a receita em um ambiente multimídia. O INMA é composto por mais de 7,4 mil executivos de mais de 600 empresas de mídia em mais de 80 países. A competição premia ações de sucesso comercial e de marca num contexto de rápidas mudanças na mídia, destacando iniciativas de criação e monetização de produtos, crescimento de receita de publicidade, desenvolvimento de pesquisas com consumidores e inovação.