Monday, 30 de January de 2017

Grupo RBS avança para acompanhar evolução na indústria da comunicação

A partir da crença na relevância do jornalismo e do entretenimento, empresa apresenta nova estratégia e estrutura organizacional
Nova Diretoria Executiva. Crédito: Jefferson Bernardes.  Nova Diretoria Executiva. Crédito: Jefferson Bernardes. Sempre conectado com a evolução da indústria da comunicação, o Grupo RBS apresenta uma nova estratégia e uma nova estrutura organizacional. As mudanças buscam investimento e foco em jornalismo, ampliação das plataformas de entretenimento e uma nova forma de relacionamento com o mercado publicitário (clientes e agências). Ao longo do último ano, a RBS ouviu seus consumidores e anunciantes e contratou novas pesquisas e especialistas, dentro e fora do Brasil, para entender em profundidade as mudanças no consumo de mídia do público e os desafios de negócio de cada um dos clientes. O resultado desse trabalho só reforça a crença na indústria da comunicação, trilhada há 60 anos, e estimula a visão de futuro da empresa. – Vivemos uma estimulante transformação na nossa atividade e temos o compromisso e a aspiração de participarmos desse processo. Somos parte ativa dessa reinvenção. Fazemos isso, na RBS, desde o princípio. Antecipando ciclos e projetando o futuro pela ótica do nosso público e dos nossos clientes. Nós acreditamos em comunicação como um dos pilares de desenvolvimento da sociedade e estamos nos preparando, com todas essas mudanças, para aumentar a intensidade das nossas relações com o público e com o mercado – afirma o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer. Em 2017, o Grupo RBS ampliará seu foco em jornalismo, com o objetivo de entregar mais e melhores produtos, especialmente no digital. No entretenimento, a aposta é de expansão dos negócios, principalmente na plataforma Atlântida – que cresceu mais de 28% em faturamento no último ano – com soluções criativas para o público e os anunciantes. Para fortalecer ainda mais o mercado publicitário, o Grupo RBS mudará a forma com que se relaciona com empresas e agências. As ofertas comerciais serão desenvolvidas para atender às estratégias de comunicação dos clientes. Haverá uma nova abordagem comercial, com um único ponto de contato para cada cliente, um especialista responsável por integrar toda a oferta da RBS, e uma nova segmentação, por perfil e comportamento do anunciante. – Estamos convictos de que, olhando sempre de fora para dentro e com uma atuação mais integrada, seremos mais completos e ágeis para entregar essa oferta contemporânea, única e diferenciada, relevante para o público e para a sociedade, e que gere negócios para os anunciantes e para todo o mercado – afirma o CEO de Mídias do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho. A partir do novo posicionamento, a RBS deixa de ser organizada por unidades de negócio e adota uma estrutura com novas áreas: Produto e Operações, Marketing, Mercado, Editorial e Finanças. Com o desafio de produzir o melhor jornalismo para o Rio Grande do Sul, a área de Produto e Operações terá na liderança Andiara Petterle, que ocupava a Vice-Presidência de Jornais e Mídias Digitais. Empreendedora e executiva do mercado digital desde 1998, foi diretora-executiva de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da e.Bricks, fundadora do Grupo Bolsa de Mulher, CEO da Predicta e de outras empresas digitais no país. Estarão sob responsabilidade da Andiara todas as Redações e as áreas de Tecnologia da RBS. Garantir o conhecimento e a conexão com o mercado e com os consumidores e promover a expansão das plataformas de entretenimento serão os focos da nova área de Marketing. Para a liderança, Toigo convidou Marcelo Abdala Leite. Com visão estratégica e experiência internacional em companhias como a Dell, onde liderou a área de Marketing para a América Latina, Leite está no Grupo RBS desde 2010, atuando como Diretor de Marketing, Produto e Comercial dos Jornais e Diretor Geral do Pense. Para a área de Mercado, a RBS buscou um executivo que conhece profundamente a indústria de comunicação e que nos últimos dois anos trabalhou na maior empresa de mídia digital do mundo. Marcelo Pacheco vem do Facebook, onde era diretor de negócios no Brasil. Somando 16 anos em posições de alta gestão em áreas de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Negócios, já atuou no Grupo Abril e na ESPN. Pacheco foi indicado duas vezes ao Prêmio Caboré, na categoria Profissional de Veículo, nos anos de 2009 e 2012. Garantir a independência e a credibilidade jornalística da RBS é a incumbência da área Editorial, comandada por Marcelo Rech. Atual presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e do Fórum Mundial de Editores (WEF), ligado à Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra), Rech é o guardião da linha editorial da empresa. Há 20 anos na RBS, Ibanor Polesso é o Diretor-Executivo de Finanças e Controladoria, respondendo pelas áreas de Finanças, Planejamento, Suprimentos, Operações de RH, Controladoria, Gestão de Riscos e Compliance. Ibanor, que sempre se destacou pela postura ética e profissional, além de conhecer profundamente a RBS, tem a missão de fazer a gestão financeira e preparar a empresa para a transformação. A responsabilidade pelo negócio de Televisão, pela dimensão e relevância para o público, para os clientes e para a empresa, permanece sob a liderança direta do CEO de Mídias, Claudio Toigo Filho. Gestão de Pessoas e Comunicação, áreas estratégicas para a RBS, também estarão diretamente ligadas a Toigo. O novo posicionamento e a nova estrutura foram apresentados na manhã desta segunda-feira (30), em primeira mão, em evento que reuniu toda a liderança da RBS e, posteriormente, aos colaboradores, por meio de videoconferência. Até abril, quando os times estarão prontos para operar em novo formato, as mudanças serão detalhadas ao público, aos clientes e aos parceiros de negócio.