Friday, 18 de November de 2016

Zero Hora amplia formas de consumo da assinatura digital

Venda do ZH Tablet em rede varejista e cartão pré-pago estão entre as novidades
Crédito: Camila Domingues Crédito: Camila Domingues Reconhecida internacionalmente como case de incentivo a novas assinaturas, Zero Hora amplia suas formas de distribuição do conteúdo digital pago. O ZH Tablet – modalidade de assinatura na qual o leitor recebe um tablet customizado para ter acesso ao jornal digital e a conteúdos exclusivos – passa a ser vendido pela Lojas Colombo, uma das maiores redes de varejo do Rio Grande do Sul. As vendas tiveram início nessa quinta-feira (17), nas Lojas Colombo do shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. Nos próximos dias, o produto também estará disponível nas lojas do Iguatemi e do BarraShoppingSul. Lançado em dezembro de 2015, o ZH Tablet é vencedor do Prêmio INMA 2016 na categoria Melhor Conteúdo Pago ou Iniciativa para Novas Assinaturas. O aplicativo Jornal Digital, instalado no device, reproduz a mesma experiência de folhear o jornal tradicional, com opções de interatividade e dois produtos extras exclusivos, o ZH Noite e o Domingo Digital. – A essência das duas marcas está na construção de relacionamentos com o consumidor há mais de meio século de existência. Há muitos anos a Colombo assumiu a causa da solução e isso só é possível por meio de parcerias sólidas como essa, que entregam conteúdo e inovação – afirma o diretor Comercial e de Marketing da Lojas Colombo, Anderson Salvadori. O produto foi desenvolvido para atender às expectativas de um tipo de consumidor que atribui valor para uma leitura estruturada do jornal, como a proporcionada pelo papel, mas com recursos multimídia. A venda do ZH Tablet até então era restrita aos canais próprios de Zero Hora e agora se alia à rede varejista para diversificar as formas de alcançar diferentes tipos de consumidor. – Na parceria com as Lojas Colombo, o cliente poderá experimentar o ZH Tablet na loja, conhecer todas as vantagens e sair de lá com a assinatura na hora. É a combinação perfeita da entrega de um conteúdo único, local e relevante em um device de última geração. Será um grande presente para o Natal – afirma Andiara Petterle, vice-presidente de Jornais e Mídias Digitas do Grupo RBS. Zero Hora é o jornal brasileiro que apresenta o maior crescimento da carteira digital entre todos os auditados pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Quando comparado a julho de 2015, o número de assinantes digitais da marca cresceu 58%, muito impulsionado por iniciativas como ZH Tablet, modalidade que hoje conta com 4 mil assinaturas exclusivas. Todos os meses, ZH impacta 5,7 milhões de leitores. Em paralelo à venda no varejo, o device também é comercializado com diferentes promoções que aceleram a sua aquisição. A mais recente delas, uma parceria com a empresa Três Corações, alia o ritual do café à leitura do jornal. O assinante recebe o tablet com os produtos de ZH e uma máquina de café expresso e multibebidas Três Corações. Cartão-presente Além do ZH Tablet, Zero Hora lança nas próximas semanas um novo modelo de assinatura digital pré-paga, o gift card. Com o cartão-presente, em redes de varejo e livrarias, será possível ter acesso digital a todo o conteúdo de ZH por um período limitado, inicialmente de três meses. ZH Tablet e gift card são exemplos de estratégias que diversificam a oferta de conteúdo pago para garantir a longevidade do negócio jornal. O objetivo é agradar uma gama cada vez maior de leitores, desde os mais tradicionais, adeptos à leitura estruturada, que preferem o papel ou o tablet, até os heavy users, que consomem informação a partir de sites e aplicativos. – Analisamos vários benchmarks e vimos que não há uma fórmula, cada jornal encontra a sua própria fórmula. Em ZH, temos colunistas exclusivos, temos uma cobertura de fatos do Rio Grande do Sul que ninguém tem. Por esse tipo de conteúdo as pessoas estão dispostas a pagar – observa o diretor de Marketing e Produto dos Jornais do Grupo RBS, Marcelo Leite.