Thursday, 3 de November de 2016

Novos núcleos de repórteres e editores reforçam jornalismo do Grupo RBS

Projeto trará mais reportagens investigativas, mais informações sobre segurança pública e ampliará o conteúdo local, atendendo às necessidades dos leitores
Resultado da união de expertises de diferentes veículos de comunicação, uma nova estrutura de produção editorial irá elevar o jornalismo do Grupo RBS a um novo patamar de excelência. A partir de novembro, a produção de reportagens investigativas e a cobertura de temas de segurança, serviços e cotidiano de Porto Alegre serão reforçadas com quatro novos times de editores e repórteres e o redesenho das redações de Zero Hora e Diário Gaúcho. – Estamos fortalecendo nosso propósito de um jornalismo de qualidade para os gaúchos, que transforma e toca a vida da população. O investimento nessas quatro frentes (segurança, investigativo, Porto Alegre e serviços) é resultado de muita pesquisa e um trabalho de reformulação de posicionamento e produto junto aos leitores – comemora a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle. A primeira novidade é a formação do Grupo de Investigação (GDI), uma estrutura composta por experientes jornalistas de Zero Hora, Diário Gaúcho, Rádio Gaúcha e RBS TV, os quais irão se dedicar de forma permanente e exclusiva ao jornalismo investigativo. O Grupo RBS já é reconhecido por sua tradição em reportagens do gênero – que requer longo tempo de produção e procedimentos complexos de apuração de denúncias e fiscalização dos poderes. Agora, com a formalização do GDI, serão ampliadas as condições de atuação de repórteres altamente especializados e premiados em suas trajetórias. De forma coordenada e em diferentes formatos, a equipe irá produzir ainda mais conteúdos com alto impacto social, político e econômico, que contribuem para a transformação positiva da sociedade. Transformações também virão da soma de forças entre Diário Gaúcho e Zero Hora, com a criação da Editoria de Segurança permanente e a Central de Serviços. Desde 26 de agosto, quando a crise na área da segurança na capital gaúcha se intensificou, o Grupo RBS lançou, como parte da mobilização editorial "Segurança Já", uma força-tarefa para abordar o assunto de forma integrada entre os veículos da empresa. Agora, uma equipe fixa, envolvendo jornalistas de ZH e DG, irá produzir conteúdo para ambas as marcas, unindo o conhecimento segmentado das duas redações em um dos assuntos que os leitores mais pedem para ler. Seguindo a mesma lógica de integração, a Central de Serviços vai dar atenção especial a reportagens que facilitem a vida do leitor, qualificando e ampliando a produção de conteúdos de serviço. Seções como Encare a Crise ZH ou DG Ajuda Você, já presentes em ZH e DG, serão maximizadas por ambos os jornais com o objetivo de ampliar a entrega de informações úteis para o dia a dia das pessoas. Todas essas iniciativas – Central de Serviços, Editoria de Segurança e GDI – serão lideradas pelo editor-chefe do Diário Gaúcho, Carlos Etchichury. – Com essas mudanças e novidades, queremos entregar a nossos públicos conteúdos que sejam relevantes e úteis para suas vidas e um jornalismo de ainda maior qualidade. A redação se renova para reforçar os temas mais importantes para os nossos leitores – afirma a diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS, Marta Gleich. Em dezembro, em Zero Hora, está previsto ainda o lançamento da Editoria de Porto Alegre, intensificando a cobertura de assuntos sobre o cotidiano e as tendências da cidade no papel e no digital. – Será a cara de ZH para Porto Alegre – antecipa o editor-chefe de Zero Hora, Nilson Vargas. Para viabilizar essas transformações, os jornalistas de ZH e DG passarão a ocupar o mesmo espaço físico, em um redesenho arquitetônico das redações dos dois principais jornais do Grupo. Além de viabilizar os novos produtos, a integração irá fortalecer a operação digital. Uma Mesa Digital vai concentrar toda a operação de ZH (website, mobile site, aplicativos, ZH Noite, Domingo Digital, redes sociais), DG (website e redes sociais) e clicRBS, o que repercutirá em ganhos de escala e produtividade para as equipes que se revezam 24 horas, sete dias por semana.