
Capa do Jornal de Santa Catarina – edição de 22 de setembro de 2016.
“Formando opiniões para transformar o futuro.” Com este
slogan, o
Jornal de Santa Catarina repactua o seu compromisso com Blumenau e as demais cidades do Vale do Itajaí ao completar 45 anos de fundação nesta quinta-feira (22). Mais do que valorizar o seu passado, o Santa quer apontar para o futuro na celebração do aniversário, por meio de uma série de ações que reforçam sua atuação local, tanto no impresso quanto no digital, e estimulam iniciativas que desenvolvem as comunidades impactadas pelo jornal.
Desde a edição do último fim de semana, o público acompanha conteúdos alusivos aos 45 anos do Santa, fruto de um planejamento que inclui uma série de reportagens especiais. Mas as ações vão além do editorial, com uma marca comemorativa, uma campanha publicitária com peças em diversas mídias, eventos com mercado e movimentos que mobilizarão toda a comunidade a favor de projetos que fazem a diferença para Blumenau e região.
Marca e campanha publicitária – No sábado (17), os leitores do Santa passaram a ver o logo do jornal acompanhado por um selo comemorativo de 45 anos. Todo o
design e conceito da imagem fazem referência à evolução e convivência das diferentes mídias. Os números, desenhados de forma contínua, lembram o movimento das rotativas onde se imprime o jornal, enquanto as ligações entre os algarismos remetem às bobinas de papel. Por fim, os quadrados simulam pixels, valorizando a transição do analógico para o digital, uma tendência cada vez mais forte.

O
design do selo está alinhado ao conceito da campanha publicitária de 45 anos do Santa. Em um momento de intensas transformações, o jornal se propõe a utilizar a força e a relevância conquistadas ao longo de sua história para formar opinião, inspirar pessoas e transformar ideias em projetos que melhorem a vida dos cidadãos. Este é o conceito que deu origem ao
slogan “Formando opiniões para transformar o futuro”, que será utilizado em toda a campanha, com peças em jornal, rádio, TV e digital.
Assista aqui a um vídeo da campanha.
Também em diversas mídias, serão veiculados depoimentos de blumenauenses representativos no cenário local, parabenizando o Santa pelo seu aniversário. São pessoas que se destacam em diversos segmentos, como esporte, cultura, saúde e empreendedorismo, além de colunistas e profissionais que fazem parte da história do jornal.

Capa do Jornal de Santa Catarina – edição de 22 de setembro de 2016.
Editorial – Para se aproximar ainda mais do público, o Santa preparou uma edição colaborativa para o dia do aniversário. Nela, os leitores ganham espaço ampliado nas páginas e, além de contribuírem com cartas e artigos, assinam reportagens em todas as editorias. São assuntos como os desafios para o esporte em Blumenau, a chegada da primavera, uma análise sobre os 10 anos de aplicação da Lei Maria da Penha, a cena cultural da cidade e uma entrevista exclusiva com o fundador do Santa.
O jornal reserva ainda duas produções especiais para sexta-feira (23). A primeira delas é um caderno que relembra as matérias mais marcantes de toda a sua história. Reportagens escritas quatro décadas atrás, textos que resgatam acontecimentos históricos e tragédias, além de grandes conquistas dos moradores do Vale do Itajaí, foram reeditados para valorizar tudo o que se passou neste quase meio século de existência.
A outra surpresa da edição de sexta-feira é a abertura de uma série de reportagens que se estenderá até dezembro. Com o selo
Juntos Pelo Futuro, as matérias contarão histórias de oito personalidades influentes nas comunidades locais em áreas diversas, como arte, ativismo, sustentabilidade e responsabilidade social. São experiências inspiradoras por serem iniciativas simples, de pessoas comuns, que conseguem gerar grande repercussão.

Capa do Jornal de Santa Catarina – edição de 22 de setembro de 2016.
O principal atrativo da produção é que ela terá continuidade mesmo após o término da série, por meio de uma plataforma digital que poderá ser acessada no endereço
www.juntospelofuturo.com.br. O público é convidado a participar cadastrando seus projetos no site e compartilhando suas ações por meio das redes sociais, com as hashtags #juntospelofuturo e #santapelofuturo. O conteúdo postado com as hashtags poderá ser publicado nos espaços do leitor no Santa e os projetos mapeados na plataforma poderão ir para os
Classificados do Bem, em que o Santa abrirá espaço para divulgar de forma gratuita as iniciativas que impactam positivamente a região de Blumenau.
O site do Santa terá ainda uma página especial com as informações históricas de seus 45 anos. Os conteúdos antigos do jornal estarão disponíveis ainda em um
e-book que será disponibilizado aos assinantes e na versão online, em
Santa.com.br.
Ações com público e mercado – Para informar o mercado e a população sobre as novidades do Santa em seus 45 anos, estão sendo realizadas ações que impactam públicos diversos, como agências, entidades, autoridades, assinantes e os próprios colaboradores do jornal. Além de eventos para convidados específicos, algumas ações são abertas a toda a comunidade, como a que ocorreu nesta quarta-feira (21) no Parque Ramiro Ruediger. Intitulada
Atitude Muda O Mundo, a iniciativa possibilitou o plantio de uma árvore do Santa no parque, além da entrega de 45 mudas de ipê com instruções de cultivo. Confira os detalhes no
site do Santa.
O Clube do Assinante também tem surpresas para seus associados. Entre 22 de setembro de 22 de outubro, estabelecimentos parceiros do Clube oferecerão descontos de mais de 45% nos seus produtos e serviços para os assinantes do Santa, em alusão aos seus 45 anos.

Capa do Jornal de Santa Catarina – edição de 22 de setembro de 2016.
Acompanhe todas as novidades do Jornal de Santa Catarina pelo site
www.santa.com.br e participe do projeto
Juntos Pelo Futuro em
www.juntospelofuturo.com.br.
Ficha técnica da campanha publicitária
Campanha: Santa 45 anos
Anunciantes: Jornal de Santa Catarina
Agência: Seven Comunicação Total
Planejamento: Mateus Tamborlim
Direção de criação: Juliano Tejada
Redação: Cássio Moraes
Direção de arte: Edson Hayashi
Finalização: Anderson Kraisch
Produção RTVC: Cinthia Silveira
Produtora de vídeo: Kaffe Films
Produtora de áudio: Mister G
Atendimento: Marina Testoni
Aprovação do cliente: Patrícia Rodrigues, Daiane Bocchi e Evandro Alves