
Estão abertas as inscrições para o concurso
Primeira Pauta de
Zero Hora. Estudantes de Jornalismo matriculados entre o 3º e 6º períodos da graduação podem concorrer postando um texto jornalístico no site
zhora.co/primeirapautazh. A oitava edição do treinamento foi lançada na quarta-feira (6) pela diretora de Redação, Marta Gleich, durante o evento
Em Pauta ZH - Debates sobre Jornalismo, que teve como convidado o diretor de redação de O Globo, Ascânio Seleme.
– O Primeira Pauta é um dos programas mais destacados em nosso calendário, porque valoriza a nova geração de jornalistas que vem por aí. Não deixem de participar – disse Marta Gleich aos mais de 20 estudantes presentes ao encontro de jornalismo.
A turma 2016 fará imersão na Redação de 26 a 30 de setembro. O programa inclui oficinas diárias e a produção de uma reportagem multimídia com a supervisão do editor do caderno DOC, Ticiano Osório. A seleção se dará em duas etapas, sendo a segunda fase a entrega de um vídeo pelos 15 finalistas.
Os vencedores serão conhecidos no dia 2 de setembro, quando os finalistas serão convidados para um Seminário no
Grupo RBS. O jornal custeia as despesas de transporte e alimentação dos estudantes que vêm do Interior do Estado.

Vencedores Primeira Pauta ZH 2015
Sobre o Primeira Pauta ZH – Mais de 1,2 mil alunos já se inscreveram no concurso. Entre 15 vencedores e 10 finalistas, 24 estudantes buscaram e conseguiram vagas no Grupo RBS. Criado em 2009, o concurso selecionou nas primeiras cinco edições um estudante por ano e premiou os vencedores com direito a acompanhar uma grande cobertura/reportagem de Zero Hora. A estudante Mariana Müller (UFRGS) foi a pioneira. Ela viajou por 15 dias na Expedição Lagoa Mirim com ZH. Em 2010, Álvaro Andrade (Ulbra) participou da cobertura do acidente com mineiros no Chile. No ano seguinte, a vencedora foi Fabiane Paza (UFSM), que viajou em uma cobertura esportiva da Libertadores no Peru. Camila Faraco (UFPel), em 2012, integrou a equipe de ZH nas eleições em São Paulo. Em 2013, Jéssica Rebeca Weber (Feevale) foi a vencedora e acompanhou a reportagem Tesouros Farroupilhas em um roteiro pelo RS. Em 2014, ZH selecionou não um, mas cinco estudantes. O grupo formado por Júlia Burg (UFRGS), Vitória Lemos (UFRGS), Leonardo Vieceli (Unisinos), Camila Ghisleni (UFRGS) e Vinicius Coimbra (UPF) produziu uma reportagem sob orientação de profissionais. O conteúdo foi impresso e divulgado nas universidades. Em 2015, os vencedores foram Daniel Rohrig, de Passo Fundo (UPF), Julia Maziero Possa, também de Passo Fundo (UPF), Juliano Zarembski, de Porto Alegre (UFRGS), Luiza Faleiro Goulart, de Rio Pardo (Unisc), e Yuri dos Reis Falcão, de Gravataí (Ulbra). Os estudantes produziram vídeos para as cinco áreas do jornal.