Wednesday, 15 de June de 2016

Cobertura do frio em Santa Catarina pelos veículos RBS se destaca na mídia nacional

Equipes da RBS TV, Diário Catarinense, CBN Diário e G1 SC se mobilizam na produção de conteúdo para todas as plataformas
Logos dos veículos. Divulgação. O inverno ainda não chegou, mas as baixas temperaturas e os fenômenos decorrentes do frio intenso já colocam Santa Catarina em destaque na mídia nacional. Desde o início de junho, RBS TV, Diário Catarinense, CBN Diário e G1 SC têm mobilizado suas equipes em uma cobertura multiplataforma que percorre as diversas regiões do Estado, especialmente a Serra, onde são registradas as temperaturas mais baixas. Os conteúdos produzidos pelos veículos repercutem em todo o Brasil. Na televisão, a passagem da massa de ar polar por Santa Catarina rendeu mais de 30 contribuições da RBS TV com a programação nacional da Rede Globo e foi tema de mais de 20 entradas ao vivo de repórteres da emissora nos telejornais regionais. O G1 SC também alcançou marcas importantes neste período, com diversas inserções nos portais nacionais e redes sociais. As notícias produzidas localmente têm figurado entre as mais lidas do portal, com destaque para a cobertura da última sexta-feira (10), quando o frio se intensificou e foi anunciada a chance de ocorrência de neve na Serra catarinense ao longo do fim de semana. Capa do Diário Catarinense em 10 de junho de 2016. Divulgação. Capa do Diário Catarinense em 10 de junho de 2016. Divulgação. E foi nesta região mais fria, em Urubici, que os jornalistas do Diário Catarinense Vanessa Franzosi e Diorgenes Pandini permaneceram entre os dias 7 e 11 de junho. O DC mobilizou profissionais in loco e na redação para manter o público atualizado em tempo real na versão online, além de reunir todos os acontecimentos na edição impressa. Foram mais de 15 reportagens sobre o frio para o site www.diariocatarinense.com.br, que superaram a marca de 85 mil visualizações em 5 dias. Os vídeos produzidos pelos repórteres do DC geraram mais de 10 mil visualizações, além de boletins para a rádio CBN Diário no programa Notícia na Manhã. O Diário Catarinense ainda teve forte presença nas mídias sociais, com ao menos 4 publicações por dia no Facebook sobre o frio no Estado. Alguns dos destaques são a repercussão das fotos postadas na rede social – uma delas, postada há três dias, já soma mais de 720 mil pessoas alcançadas – e a realização de transmissões ao vivo, que chegaram a 9,1 mil visualizações. No Instagram, o jornal promove a hashtag #ComoFazNoFrio, para que os leitores compartilhem fotos do que fazem para se aquecer com as temperaturas tão baixas. As contribuições continuam chegando e já somam mais de 300 participações de diversos pontos do Estado. No rádio, a cobertura da CBN Diário também rendeu inserções em rede para todo o Brasil, além de entradas dos repórteres ao vivo na programação local. Os boletins do jornalista Leandro Lessa foram transmitidos em programas nacionais como o Jornal da CBN Primeira Edição, com Milton Jung, que apresentou as notícias relacionadas ao frio, com foco nas cidades catarinenses que registraram temperaturas negativas.