Wednesday, 15 de June de 2016

Grupo RBS anuncia novo ciclo em seu projeto de inovação

Estratégia tem como objetivo criar novos canais de distribuição de conteúdo da RBS e de seus clientes para o público
Poucas áreas foram tão impactadas pelo avanço da tecnologia quanto a comunicação. A maneira como as pessoas se comunicam entre si e com o mundo muda a cada novidade disponível, num ritmo que não deve desacelerar tão cedo. Inovar e empreender fazem parte do DNA da RBS, desde a fundação. Em 2013, a empresa encomendou à cineasta Flavia Moraes um estudo sobre o futuro da comunicação. Desse trabalho surgiu a plataforma The Communication (R)evolution (TCR), lançada em 2014, cujos aprendizados vêm inspirando iniciativas em toda a empresa. Um exemplo de aplicação das 11 premissas do estudo foi a criação do pluricanal OCTO, no ar desde o ano passado no canal 36 da NET/UHF e com streaming em plataforma própria na internet. Num processo semelhante às empresas de tecnologia, parte da missão de Flavia com esse projeto foi testar tendências, linguagens e novos formatos de produção e distribuição de conteúdo. Uma das principais apostas da diretora é o desenvolvimento de branded content, que propõe uma nova forma de contato entre marcas e seus públicos a partir de conteúdos de relevância e interesse comum. Dando continuidade ao processo, o Grupo RBS anunciou hoje um novo momento no projeto de inovação. O período de incubação de OCTO dá lugar a um ciclo de integração do pluricanal com as diferentes fontes de produção de conteúdo da RBS. A partir de agora, OCTO passa a dialogar mais intensivamente com outros veículos, com o objetivo de expandir conceitos e compartilhar conhecimento. Para a nova fase do projeto de inovação da RBS, Flavia montará sua base em Los Angeles, nos Estados Unidos, de onde continuará pesquisando novas tendências e trabalhando em projetos especiais. – Estamos encerrando um ciclo rico tanto em aprendizado quanto em resultados concretos e iniciando outro igualmente empolgante e desafiador. É provável, porém, que impactos importantes do trabalho só sejam identificados com o tempo, o que comprova a crença da RBS no futuro e sua coragem em assumir riscos inevitáveis do processo de inovação. Estar em Los Angeles no nosso próximo ciclo fará toda diferença. A Califórnia é cada vez mais o epicentro do entretenimento e da inovação. Vamos estar no olho do furacão – destacou Flavia Moraes. A partir dessa estratégia de integração, Marcelo Leite, diretor de Marketing e Produto dos Jornais, passa a liderar também o projeto OCTO, atuando em conjunto e reforçando as demais frentes de branded content da RBS. OCTO será cada vez mais um portal de distribuição do jornalismo e do entretenimento produzidos na RBS e de conteúdos próprios de seus clientes para o público, em permanente adaptação às necessidades do mercado. – O futuro do jornalismo e do entretenimento é cada vez mais multiplataforma e integrado, com conteúdo produzido a partir do desejo dos usuários e dos anunciantes. Pensar esse processo a partir de uma plataforma de produção de vídeo, que se alimente do que de melhor as marcas da RBS produzem, é uma oportunidade extraordinária. E esse é o caminho de evolução de OCTO que vamos perseguir – contou Leite.