Friday, 13 de May de 2016

Com mais interação e histórias humanas, Gauchão 2016 tem crescimento de audiência na RBS TV

Séries de reportagens e quadros especiais fortaleceram a identificação da torcida com o campeonato estadual por meio da emissora
Brasao_GauchaoO “Charmoso Gauchão”, jargão do narrador e apresentador Paulo Brito, conquistou ainda mais o público na edição de 2016 na RBS TV e no GloboEsporte.com/rs. A audiência média de todos os jogos do campeonato na emissora foi de 23,9 pontos neste ano – cada ponto representa 14.972 domicílios na Grande Porto Alegre –, o que representou 47,9% de todos os telespectadores assistindo a um canal de televisão nas faixas em que as partidas foram exibidas. Nos jogos das quartas-feiras, houve um crescimento de 12,6% de audiência (com média de 29,5 pontos e 50,0% de share) em relação aos jogos do campeonato em 2015. Nessas ocasiões, a RBS TV aumentou a participação entre os canais de televisão em 6,6%. Aos domingos, houve aumento de 4,5% de audiência (com média de 22,4 pontos e 47,0% de share). Com atenção maior à abordagem de histórias humanas e à valorização de questões culturais e tradicionais do Rio Grande do Sul, a RBS TV ofereceu uma série de novidades na cobertura da competição em 2016: quadros e reportagens especiais, além de transmissões focadas em ressaltar as histórias de cada partida. Um dos produtos de maior sucesso foi a Musa do Gauchão, exibição de ensaios, entrevistas e eleição da musa em parceria com o GloboEsporte.com/rs. Ao todo, foram 8.850.465 votos, quase 2,3 vezes maior do que em 2015. Outras inovações contribuíram para o reforço do engajamento do público nesta edição: Prêmio Bucha (inspirado no Prêmio Puskas, foi realizada uma eleição rodada a rodada dos gols mais bonitos do Gauchão até a escolha do gol mais bonito da competição, o #PrêmioBucha, em parceria com o GloboEsporte.com/rs, Gaúcha e Zero Hora); Na Trave (apresentou os clubes do Gauchão por meio de uma competição de chutes na trave, desta vez, contando com auxílio de torcedores); Trovadores (reuniu personalidades da história do campeonato com o objetivo de contar casos curiosos e engraçados dos bastidores do futebol gaúcho); Atrás do Gol (trouxe as histórias do repórter da Gaúcha José Alberto Andrade sobre o Gauchão, vivenciadas atrás do gol); e Sala de Gauchão (com integrantes do Sala de Redação para debate e análise das rodadas do Estadual em parceria com a Gaúcha). Além dos quadros, séries de reportagens contaram histórias de personagens, clubes e confrontos, como O Gauchão que Mudou Minha Vida (com ex-jogadores que ganharam fama graças ao campeonato) e Procura-se um Campeão (que resgatou a história de apogeu e queda de clubes que venceram o Gauchão há muito tempo e sumiram do mapa). No GloboEsporte.com/rs, o programa semanal Central do Gauchão teve 184.313 visualizações, 52.471 a mais do que em 2015. FONTE AUDIÊNCIA TV: KANTAR IBOPE MEDIA, MEDIA WORKSTATION PREMIUM, GDE. PORTO ALEGRE, AUDIÊNCIA E SHARE (TLE) DOMICILIARES, FUTEBOL REGIONAL QA E FUTEBOL REGIONAL VES, 2016 (PROGRAMAS EXIBIDOS ENTRE 31/01/2016 E 08/05/2016), 2015 (JOGOS EXIBIDOS ENTRE 01/02/2015 E 03/05/2015). VALORES ARREDONDADOS EM UMA CASA DECIMAL. FONTE ONLINE: GOOGLE ANALYTICS.