Tuesday, 22 de March de 2016

Zero Hora e Diário Gaúcho estão entre os seis maiores jornais do país

Marcas de jornalismo do Grupo RBS ocupam a quarta e a sexta posição no ranking do IVC
Duas marcas de jornalismo do Grupo RBS estão entre os seis maiores jornais do país. Zero Hora e Diário Gaúcho ocupam o quarto e o sexto lugar respectivamente no ranking do Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Alavancada por um crescimento de 43,5% na circulação digital em fevereiro comparado a janeiro deste ano, e 8,5% na circulação total (que soma impressa e digital), ZH superou o Estadão e está atrás de Folha de S.Paulo, O Globo e Super Notícia, conforme o levantamento divulgado pelo instituto nesta segunda-feira (21). O Diário Gaúcho, em sexto, agora é o segundo maior jornal popular do Brasil. Além da excelência editorial, Zero Hora foca na qualificação dos processos de distribuição do conteúdo de um jornal cada vez mais digital, e oferece aos seus leitores produtos que reforçam esta estratégia. Lançado em dezembro de 2015, o ZH Tablet é finalista do Prêmio INMA 2016 na categoria Melhor Conteúdo Pago ou Iniciativa para Novas Assinaturas. A modalidade de assinatura de Zero Hora entrega o device no qual é reproduzida a mesma experiência de folhear o jornal tradicional com as opções de interatividade do Jornal Digital, ZH Noite e o recém-lançado Domingo Digital. Em fevereiro, a base de assinantes do ZH Tablet cresceu 25% com novos assinantes. O Jornal Digital, no qual os leitores têm uma experiência ainda melhor ao folhearem a edição matutina de ZH, somou, em fevereiro,  aproximadamente 3,5 milhões de visualizações de páginas entre web e aplicativos. Com mais de 30 interatividades por dia, incluindo vídeos, galerias de fotos e cruzadinhas, o tempo de permanência do usuário gira em torno de 18 minutos, enquanto que no site ZH.com é de aproximadamente 3 minutos. Para se atualizarem das notícias do dia e da programação da noite, de segunda a sexta-feira os assinantes dispõem, a partir das 19h, da ZH Noite, cuja audiência já equivale a 50% da audiência da edição da manhã. Desde o início de março, o fim de semana dos assinantes de Zero Hora também tem novidade, a superedição. Um jornal renovado, com colunistas e cadernos novos e conteúdo aprofundado, disponível em uma única edição aos sábados pela manhã. No domingo, os resultados das rodadas esportivas de sábado e as últimas notícias estão no ZH Domingo Digital, publicado a partir das 11h, exclusivamente online. – Aumentar a carteira digital de assinantes inspira visão e sustentabilidade do negócio. Ainda seguiremos investindo em um produto impresso premium, com a qualidade do nosso jornalismo que nos diferencia – destaca Andiara Petterle, vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS. Jornal de venda avulsa do Grupo RBS, o Diário Gaúcho soma mais de 52 mil leitores cadastrados no site, mais de 12 mil contatos no WhatsApp e mais de 294 mil fãs no Facebook. No primeiro trimestre de 2016, o site do DG registra audiência 46% maior que no mesmo período do ano passado, e 25% maior do que os três últimos meses de 2015. No início deste ano, o Diário Gaúcho aumentou a aposta em conteúdos digitais, com o lançamento, em janeiro, do projeto DG Vídeos 2016, que inaugurou uma nova grade com conteúdos de esporte, culinária, cultura e entretenimento. No segundo semestre de 2015, os vídeos produzidos pelo DG tiveram mais de 2,2 milhões de visualizações (somando publicações na plataforma de vídeos e no Facebook), produção que aumentou em 81,5% em comparação ao ano anterior: foram 190 vídeos em 2014 e 345 em 2015. Zero Hora lidera ranking nacional em engajamento nas redes sociais Em fevereiro, Zero Hora liderou o ranking nacional de engajamento dos leitores de portais e sites de jornais, medido pelo sistema de monitoramento e análise de redes sociais Torabit. O jornal gaúcho teve média de 2,73%, seguido pelo Estadão (2,29%), Portal UOL (1,97%), O Globo (1,44%) e Folha de S.Paulo (1,13%). De janeiro para fevereiro, ZH cresceu 46% e conseguiu taxas de engajamento da ordem de 4,6% no Facebook, 0,32% no Twitter e 3,2% no Instagram. Entre os veículos pesquisados, a média atingida no Facebook é de 2,48%; no Twitter é de 0,23% e no Instagram 1,53%.