Ao apresentar publicamente o seu propósito empresarial nesta sexta-feira (13 de novembro), o
Grupo RBS reafirma o seu compromisso com o jornalismo como modelo de negócio e reforça a sua importância na ação de todas as demais áreas da empresa. A decisão estratégica resulta de um processo de debates internos sobre o posicionamento da RBS em meio aos desafios pelos quais o setor atravessa globalmente.
– A notícia é que o futuro do jornal é de longo prazo e, para que exista esse futuro, é necessário investir em jornalismo. E é isso que estamos fazendo – afirma a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle, que coordena projetos de redefinição da visão e da estratégia de longo prazo.
Até o final de 2015, o Grupo RBS pretende lançar novos produtos e concluir investimentos que reforçam o enfoque prioritário dado ao jornalismo e ao entretenimento nas operações da empresa. Uma das apostas é o projeto OCTO, uma plataforma de comunicação com convergência de mídias, feita a partir da colaboração das pessoas. Trata-se de um pluricanal com nova linguagem e novo formato na apresentação de um conteúdo diversificado. A elaboração do novo produto, que será lançado ainda em novembro, é coordenada pela a diretora-geral do SE7 de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, Flavia Moraes.
Em
Zero Hora, um projeto piloto para ampliar a distribuição de conteúdos será testado a partir de dezembro: o ZH Tablet. O dispositivo exclusivo será oferecido para assinantes em novos pacotes de assinatura. No device, o assinante receberá o jornal digital (com mesmo conteúdo e forma do papel) com uma segunda edição diária do jornal, a ZH Noite, além de outros conteúdos adicionais.
Este ano, também em ZH, foram comprados equipamentos, contratados jornalistas, realizadas mais de 40 reportagens especiais, além de criada a nova seção Pelas Ruas. O orçamento em viagens e coberturas internacionais também foi duplicado. Outro investimento previsto é a ampliação do projeto Primeira Pauta, que seleciona estudantes de jornalismo entre as universidades gaúchas para acompanhar e realizar reportagens ao lado de profissionais da RBS.
O jornal
Diário Catarinense foi reposicionado para ser o articulador das forças de Santa Catarina, passando a publicar notícias de todas as regiões do Estado. O DC também recebeu investimentos em novos produtos digitais e impressos, com uma edição única e mais robusta no final de semana.
Em outras frentes de atuação, a
Rádio Farroupilha foi migrada para FM, em um investimento de R$ 2 milhões, a
Rádio Gaúcha construiu um novo estúdio e a
RBS TV modernizou seus telejornais.
– No momento em que a indústria jornalística passa por profundas transformações e questionamentos, a solução para o jornalismo não é menos jornalismo. É mais jornalismo e, sobretudo, melhor jornalismo. Visualizo um futuro em que os jornalistas serão ainda mais relevantes do que somos hoje – afirma o diretor-executivo de Jornalismo do Grupo RBS, Marcelo Rech, presidente do Fórum Mundial de Editores.