
O
Diário de Santa Maria começa o mês apoiando a campanha Setembro Amarelo, organizada em todo o país pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), visando à prevenção do suicídio. Três ações compõem a iniciativa, que busca abrir espaço para diálogo com jornalistas e a comunidade.
Uma série de reportagens especiais vai ser publicada durante o mês, mostrando diferentes ângulos acerca do suicídio. As causas, as redes de apoio e os exemplos de pessoas que conseguiram vencer o desejo de tirar a própria vida fazem parte das publicações.
O jornal também vai disponibilizar uma cartilha para orientar os profissionais dos veículos do
Grupo RBS em Santa Maria em relação à abordagem em coberturas jornalísticas que envolvem o assunto. Dicas e informações coletadas junto a especialistas também fazem parte do material.
A terceira ação é a inclusão do símbolo e da cor da campanha no logotipo do jornal, na edição impressa e online. A sede do Grupo RBS em Santa Maria já está iluminada com a cor amarela, convidando a comunidade a participar das discussões e refletir sobre o assunto.
– Precisamos falar sobre suicídio para tentar evitar que ele aconteça. É por isso que estamos abraçando essa iniciativa. O que queremos é informar para ajudar a diminuir os índices – explica a editora de Geral e coordenadora do projeto, Carolina Carvalho.