Wednesday, 5 de August de 2015

Logus – A Saga do Conhecimento anuncia vencedores da primeira missão e abre inscrições para a segunda fase

Projetos de escolas gaúchas e catarinenses receberam mais de 285 mil votos na primeira etapa do game
Logo Logus – A Saga do Conhecimento Logo Logus – A Saga do Conhecimento A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), do Grupo RBS, divulgou os vencedores da primeira missão de Logus – A Saga do Conhecimento. Foram escolhidos projetos de sete instituições públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao todo, foram 233 equipes inscritas e mais de 285 mil votos computados. As inscrições para a próxima missão, Planus – Ativando o Pensamento, podem ser feitas a partir desta quinta-feira (6) e vão até o dia 13 de agosto. Vital – Ativando a Educação, a primeira missão do game, voltado para escolas da rede municipal, estadual e federal, buscou incentivar a leitura, a criação de espaços inovadores e a acessibilidade e sustentabilidade no ambiente de ensino. Cada equipe vai receber R$ 2 mil para colocar os projetos ganhadores em prática. Até novembro, serão abertas mais três missões. Em agosto, Planus – Ativando o Pensamento oferece treinamento em Design Thinking, uma metodologia para resolução de problemas. Como participar – Podem participar de Logus – A Saga do Conhecimento escolas públicas de Ensinos Fundamental e Médio do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. É necessário criar uma equipe com um estudante líder e mais 10 integrantes, entre educadores e um aluno. Logus – A Saga do Conhecimento – É um projeto da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Grupo RBS que tem como objetivo estimular a formação dos jovens e valorizar o ambiente escolar, por meio de uma linguagem atraente para os estudantes. Vencedores Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (Estrela/RS) Espaço criarte: criar uma sala especial de materiais diversos para a construção do conhecimento de forma lúdica, criativa e de experimentação. Escola Estadual de Ensino Médio Lucila Nogueira (Boa Vista das Missões/RS) A transformação dos muros da escola e o incentivo à leitura: promover a leitura como transformação, repaginando os muros em painéis com personagens literários e passagens textuais e ampliar o acervo. Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinte e Cinco de Julho (Campo Bom/RS) Tic-ask (sempre buscar o conhecimento): criar um espaço aconchegante e inovador, que incentive a leitura, a troca de saberes entre alunos e a comunidade, facilitando a vida no século XXI. Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina (Carlos Barbosa/RS) Estufas - germinando, crescendo e cultivando o saber: construção de estufa para o estudo dos processos e cultivo de plantas medicinais e hortaliças que serão utilizadas na preparação do lanche. Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais (Osório/RS) Reciclagem, leitura e tecnologia beneficiando o recreio dos estudantes: o projeto visa revitalizar o pátio da escola através de recicláveis, além de ofertar livros (físicos e digitais) para leitura no intervalo. Escola Estadual de Educação Básica José Plácido de Castro (Relvado/RS) Acessibilidade para todos: nossa proposta é adaptar os banheiros dentro das normas de acessibilidade para acolher alunos e comunidade com necessidades especiais. Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS) Sala Utopia: criar um ambiente diferenciado destinado somente à leitura, buscando desenvolver o amor pela literatura e expandir o conhecimento.