
Capa do caderno DC Na Sala de Aula de 30 de junho de 2015
A proposta inovadora do
Diário Catarinense de levar o jornal às escolas, utilizando-o como ferramenta pedagógica, foi reconhecida em premiação internacional. O
DC Na Sala de Aula é o grande vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística de 2015, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), na categoria Jornal na Educação. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (23), destacando o projeto do DC por promover a participação de estudantes e professores na utilização de um conteúdo crítico como complemento à grade curricular, valorizando a diversidade temática e priorizando questões sociais num produto com design atrativo e forte inserção no digital.
– Conseguimos construir uma parceria relevante com a Secretaria de Educação de Santa Catarina, que possibilitou o acesso a talentosos professores e alunos para que realizássemos o belíssimo trabalho de escolha do mascote do programa. Estamos muito felizes com o prêmio, com a certeza de estarmos no caminho certo para garantir a formação de pessoas com visão crítica, que possam construir um mundo melhor – ressalta o gerente de circulação do Diário Catarinense, Jean Mannrich.
Os trabalhos vencedores serão reconhecidos em cerimônia na 71ª Assembleia Geral da SIP, que será realizada entre 2 e 6 de outubro em Charleston, na Carolina do Sul. O prêmio para os ganhadores é de dois mil dólares em dinheiro, além de placas e diplomas. O DC concorreu também na fase final da premiação na categoria Reportagem em Profundidade, com o trabalho multimídia
Terra Contestada.
DC Na Sala de Aula – O projeto
faz parte de uma ação mundial existente em 98 países, o Programa Jornal e Educação, que, no Brasil, está vinculado à Associação Nacional de Jornais. Em parceria com as Prefeituras Municipais e Governo do Estado de Santa Catarina, o Diário Catarinense disponibiliza aos estudantes do ensino infantil, fundamental e médio o acesso ao jornal nas versões impressa e digital. A publicação, enviada diariamente às instituições de ensino, é utilizada como ferramenta pedagógica, estimulando a leitura e desenvolvendo o pensamento crítico.
O caderno
DC Na Sala de Aula é produzido numa parceria entre alunos, professores, pedagogos, equipe de circulação e redação do DC. O encarte é um espaço destinado à divulgação de ações desenvolvidas dentro das escolas e trabalhos feitos por alunos, como desenhos e produções textuais.