
Fábio Nienow (Diário Catarinense) recebe troféu no 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Crédito: Charles Damasceno | Agência Sebrae de Notícias.
O
Diário Catarinense e o
Pioneiro se consagraram como vencedores em duas categorias do 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (10) na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, a reportagem
Santa Catarina: paraíso da maçã, do jornal catarinense, e o trabalho fotográfico de
Mãos da Serra, do veículo gaúcho, ganharam os prêmios de Webjornalismo e Imagem Jornalística, respectivamente. Os vencedores das seis categorias se destacaram entre 1.302 trabalhos inscritos nesta edição e foram premiados com R$15 mil reais cada.
Por meio de textos, fotografias, vídeos e infográficos,
Santa Catarina: paraíso da maçã explica as dimensões e qualidade da cultura do fruto no Estado, mostrando como as condições climáticas de Santa Catarina e as pesquisas genéticas colaboram para o desenvolvimento de uma maçã fuji com características ideias para os mercados nacional e internacional. Fábio Nienow, que fez a infografia do produto, recebeu o prêmio da categoria de Webjornalismo, representando os parceiros Caroline Macário, jornalista responsável pela concepção e produção textual do material; Jessé Giotti, repórter fotográfico; Rafael Rosa, que desenvolveu o projeto gráfico; e Júlia Pitthan, editora da reportagem.

Fábio Nienow (Diário Catarinense) recebe troféu no 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Crédito: Charles Damasceno | Agência Sebrae de Notícias.
Já a reportagem
Mãos da Serra mostra a atuação de artesãos da região serrana do Rio Grande do Sul. O trabalho rendeu ao repórter fotográfico Jonas Ramos o prêmio na categoria de Imagem Jornalística. O texto da reportagem foi produzido por Carlinhos Santos, que acompanhou Jonas no registro do trabalho artesanal que resiste às mudanças nas técnicas de produção, estabelecendo-se como marca cultural da Serra.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é realizado pelo Sebrae em parceria com a Revista Imprensa e reconhece os melhores trabalhos da imprensa brasileira sobre pequenos negócios nas diversas plataformas em que atua o jornalismo. A grande vencedora da 7ª edição foi a série
Tive uma ideia, produzida pela equipe do
Fantástico da Rede Globo, que mostra como empreendedores conseguiram se destacar no mercado vendendo produtos tradicionais, como pipoca, coco e peixe, de um jeito inovador.