Thursday, 28 de October de 2010

Projeto Lavouras do Brasil 2, do Canal Rural, levará estudantes aos Estados Unidos

Concurso faz parte do projeto lavouras do Brasil, ‘reality do agronegócio’ realizado pelo Canal Rural em parceria com a Emprapa

A segunda edição do projeto Lavouras do Brasil, realizado pelo Canal Rural em parceria com a Embrapa, dará uma oportunidade para alunos de agronomia ou engenharia agrícola de todo o país participarem do projeto. Nesta edição, os universitários poderão participar através de blogs que serão hospedados no site especial do Lavouras do Brasil 2 (www.lavouras.com.br), e divulgados nos programas de TV, eventos e rede social do projeto.

Os estudantes devem criar propostas de conteúdo para a produção de blogs sobre o tema “Lavouras da safra de soja 2010/2011”. A inscrição pode ser feita até o dia 7 de novembro. Cinco propostas serão escolhidas por uma comissão para fazer parte do site do projeto. A seleção das melhores propostas de blogs será feita por uma comissão do Canal Rural, da Embrapa e dos consultores que participam do projeto.

Os blogs escolhidos serão anunciados no dia 19 de novembro durante a exibição do Fórum da Soja, que acontecerá na cidade de Lucas do Rio Verde (MT). O Fórum será transmitido ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 10h, e também no site www.canalrural.com.br.

Ao final do projeto, serão selecionados dois blogueiros que tiverem apresentado o trabalho mais alinhado com a proposta do projeto Lavouras do Brasil. Entre os critérios de avaliação dos blogs estarão à criatividade na proposta do acompanhamento da safra, relevância do serviço e do potencial de informação gerado pelo blog, capacidade de expressão do aluno, entre outros.

Os ganhadores terão a oportunidade de viajar para os Estados Unidos e conhecer fazendas norte-americanas de soja. O prêmio é oferecido pelos patrocinadores do projeto: Bunge, BASF e Massey Ferguson. Os dois blogs vencedores serão anunciados em 2011, no final do projeto.

Sobre o Lavouras do Brasil

O projeto Lavouras do Brasil, do Canal Rural, que reuniu inovação e serviço em benefício dos produtores de soja, chega à sua segunda edição. E desta vez o “reality do agronegócio” vai monitorar duas áreas demonstrativas de produção de soja, uma dentro da Embrapa Soja em Londrina (PR) e outra na Embrapa Mato Grosso, em Sinop (MT).

Com o fenômeno climático La Niña, que desafia a próxima safra, a equipe técnica da Embrapa simulará diferentes cenários de plantio para que os produtores rurais de todo o Brasil possam acompanhar o comportamento das diferentes tecnologias em um ano com essas características.

Foram instaladas câmeras nas duas unidades de cultivo, que assim como na primeira edição vão permitir o monitoramento ao vivo via internet, 24 horas por dia, das condições e da movimentação das plantações. As mesmas técnicas utilizadas nas estações demonstrativas serão estendidas para duas plantações comerciais de sojicultores em Londrina (PR) e em Nova Canaã do Norte (MT). Na unidade matogrossense será feito o experimento em uma área de integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio desenvolvido pela Embrapa.

Com eventos, programas especiais na TV, conteúdo exclusivo na internet, comunidades sociais on-line, acesso pelo celular, estatísticas e as melhores ferramentas de previsão do tempo, o Lavouras do Brasil 2 será um recurso fundamental para quem vai produzir soja. O reality é patrocinado por Bunge, BASF e Massey Ferguson, apoio da Aprosoja Brasil e conta com parceria técnica da Somar, Uni.Business, IMEA, Cocamar, Cotrijal e Safras & Mercado. O projeto é uma realização do Canal Rural e tem coordenação técnica da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Sobre o Canal Rural

O Canal Rural faz parte da principal plataforma de comunicação do agronegócio no Brasil, e é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010). Lançada em novembro de 1996, a emissora tem cobertura nacional, sendo reconhecida como o veículo que melhor representa o segmento (pesquisa Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos "produtores de milhões" que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 35 da NET, 105 da SKY, 108 da Via Embratel, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica ou em tempo real pelo site www.canalrural.com.br.