A segunda edição do projeto Lavouras do Brasil, realizado pelo Canal Rural em parceria com a Embrapa, dará uma oportunidade para alunos de agronomia ou engenharia agrícola de todo o país participarem do projeto. Nesta edição, os universitários poderão participar através de blogs que serão hospedados no site especial do Lavouras do Brasil 2 (www.lavouras.com.br), e divulgados nos programas de TV, eventos e rede social do projeto.
Os estudantes devem criar propostas de conteúdo para a produção de blogs sobre o tema “Lavouras da safra de soja 2010/2011”. A inscrição pode ser feita até o dia 7 de novembro. Cinco propostas serão escolhidas por uma comissão para fazer parte do site do projeto. A seleção das melhores propostas de blogs será feita por uma comissão do Canal Rural, da Embrapa e dos consultores que participam do projeto.
Os blogs escolhidos serão anunciados no dia 19 de novembro durante a exibição do Fórum da Soja, que acontecerá na cidade de Lucas do Rio Verde (MT). O Fórum será transmitido ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 10h, e também no site www.canalrural.com.br.
Ao final do projeto, serão selecionados dois blogueiros que tiverem apresentado o trabalho mais alinhado com a proposta do projeto Lavouras do Brasil. Entre os critérios de avaliação dos blogs estarão à criatividade na proposta do acompanhamento da safra, relevância do serviço e do potencial de informação gerado pelo blog, capacidade de expressão do aluno, entre outros.
Os ganhadores terão a oportunidade de viajar para os Estados Unidos e conhecer fazendas norte-americanas de soja. O prêmio é oferecido pelos patrocinadores do projeto: Bunge, BASF e Massey Ferguson. Os dois blogs vencedores serão anunciados em 2011, no final do projeto.
Sobre o Lavouras do Brasil
O projeto Lavouras do Brasil, do Canal Rural, que reuniu inovação e serviço em benefício dos produtores de soja, chega à sua segunda edição. E desta vez o “reality do agronegócio” vai monitorar duas áreas demonstrativas de produção de soja, uma dentro da Embrapa Soja em Londrina (PR) e outra na Embrapa Mato Grosso, em Sinop (MT).
Com o fenômeno climático La Niña, que desafia a próxima safra, a equipe técnica da Embrapa simulará diferentes cenários de plantio para que os produtores rurais de todo o Brasil possam acompanhar o comportamento das diferentes tecnologias em um ano com essas características.
Foram instaladas câmeras nas duas unidades de cultivo, que assim como na primeira edição vão permitir o monitoramento ao vivo via internet, 24 horas por dia, das condições e da movimentação das plantações. As mesmas técnicas utilizadas nas estações demonstrativas serão estendidas para duas plantações comerciais de sojicultores em Londrina (PR) e em Nova Canaã do Norte (MT). Na unidade matogrossense será feito o experimento em uma área de integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio desenvolvido pela Embrapa.
Com eventos, programas especiais na TV, conteúdo exclusivo na internet, comunidades sociais on-line, acesso pelo celular, estatísticas e as melhores ferramentas de previsão do tempo, o Lavouras do Brasil 2 será um recurso fundamental para quem vai produzir soja. O reality é patrocinado por Bunge, BASF e Massey Ferguson, apoio da Aprosoja Brasil e conta com parceria técnica da Somar, Uni.Business, IMEA, Cocamar, Cotrijal e Safras & Mercado. O projeto é uma realização do Canal Rural e tem coordenação técnica da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Sobre o Canal Rural
O Canal Rural faz parte da principal plataforma de comunicação do agronegócio no Brasil, e é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010). Lançada em novembro de 1996, a emissora tem cobertura nacional, sendo reconhecida como o veículo que melhor representa o segmento (pesquisa Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos "produtores de milhões" que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 35 da NET, 105 da SKY, 108 da Via Embratel, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica ou em tempo real pelo site www.canalrural.com.br.