Com a mensagem “fazer a diferença na vida das pessoas através da informação”, a Rádio Gaúcha dá início a uma série de novidades projetadas para 2015. A partir desta semana, o veículo lança um mobile site e reformula sua identidade visual. Na semana que vem, a transformação passa para a grade de programação, com a inclusão e a renovação de atrações.
– Nossa ideia é ampliar ainda mais a penetração da Gaúcha nas diferentes plataformas. Nosso público é mais do que ouvinte, é usuário, que deve ter acesso ao conteúdo tanto no rádio quanto no site ou pelas redes sociais – explica a diretora de Rádios do Grupo RBS, Fabiana Marcon.
Nesta quarta-feira (11), o projeto foi apresentado em primeira mão aos colaboradores da rádio.
– A RBS investe aproximadamente R$ 40 milhões na rádio, todos os anos. Fazemos isso porque acreditamos no jornalismo da Gaúcha – disse o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, durante o encontro.
Criada pela agência Competence, a nova identidade visual é explorada em todos os pontos de contato da Gaúcha, tanto na mídia impressa quanto na digital. A principal mudança é a aplicação dos dials em barras degrade ao lado do logotipo. Essas formas geométricas permitem interferências nas mais diversas plataformas de comunicação.
O site foi repensado para qualificar a apresentação dos conteúdos e a experiência na versão mobile. Os blogs receberam mais destaque, respeitando a nova marca e a paleta de cores. Informações sobre a Dupla Gre-Nal estão mais valorizadas, com foco para áudios, vídeos e fotos. Os conteúdos locais da Gaúcha Serra, Santa Maria e Zona Sul ganharam uma área especial na plataforma. Maior facilidade também para o compartilhamento de notícias via Twitter, Facebook e WhatsApp.
As novidades chegam à programação na próxima segunda-feira (16), com a estreia do Estúdio Gaúcha, em substituição ao Chamada Geral 3ª Edição e ao Dose Dupla. Jornalismo e esporte conectados num só programa, com análise de comentaristas, detalhamento dos fatos e participação dos ouvintes. Apresentada por Eduardo Gabardo e Felipe Chemale, a nova atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 22h à meia-noite. Programas campeões de audiência também terão mudanças ao longo do mês de março.
Eduardo Gabardo – Com 21 anos de carreira, está na Gaúcha desde 2002. Pelo Grupo RBS, participou de coberturas internacionais em 25 países e esteve presente em duas Copas do Mundo. Foi nove vezes vencedor do Prêmio ARI de Jornalismo. Durante dois anos, atuou como correspondente no Rio de Janeiro.
Felipe Chemale – Atua na Rádio Gaúcha desde 2003. Há dois anos, assumiu a apresentação do Chamada Geral 3ª Edição, após um longo período na reportagem. Tem larga experiência na cobertura política, participando de transmissões de eleições e campanhas presidenciais.