
O The Communication (R)Evolution (TCR), um projeto do
Grupo RBS que investiga o futuro da comunicação e o comportamento dos consumidores, será apresentado em evento aberto ao público, em Porto Alegre. O encontro, com a diretora-geral de Inovação e Linguagem da RBS e coordenadora do TC(R), a cineasta Flavia Moraes, está marcado para o dia 24 de fevereiro, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, Bairro Três Figueiras), das 9h30 ao meio-dia. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
Na oportunidade, também será lançada a nova plataforma online do estudo (
http://www.thecommunicationrevolution.com.br), totalmente redesenhada, tornando o acesso ao conteúdo mais funcional. No site, o usuário encontra entrevistas feitas no Brasil e no Exterior com personalidades de diferentes áreas e organizadas em 11 premissas. O conteúdo do TC(R) foi lançado pela RBS em dezembro, durante a primeira edição do evento
VOX. Desde então, a plataforma segue sendo abastecida com o material coletado por Flavia com alguns dos mais respeitados profissionais de comunicação do mundo em eventos, laboratórios de inovação, agências de propaganda, empresas de tecnologia e grandes veículos.
– Assim como a inovação, que é uma construção permanente, TC(R) também obedece a lógica BETA e será constantemente realimentado com novas entrevistas. É uma plataforma viva,
on the go – destaca a cineasta.
Até março, novas entrevistas inéditas serão postadas na plataforma. Entre os nomes a serem incluídos no site estão Sônia Bridi, da TV Globo, Washington Olivetto, da agência WMcCann, Fabio Coelho, do Google, e Marcelo Quintella, da hypermindR, laboratório de P&D em tecnologia que o Grupo RBS tem no Rio de Janeiro.
Além da palestra deste mês, estão sendo planejados eventos pockets em outras cidades brasileiras, como São Paulo, Rio e Florianópolis, para apresentar a investigação, já que um dos propósitos é compartilhar o conhecimento com o mercado.
The Communication (R)Evolution
A investigação já reuniu mais de 150 entrevistas com profissionais de diferentes áreas e perfis, realizadas entre 2013 e 2014. A lista de personalidades ouvidas inclui nomes como Nick Bilton, colunista e repórter do New York Times; James Canton, futurista que colabora com a Casa Branca e com a Apple e é CEO do Institute of Global Futures; Roy Sekoff, fundador e editor do The Huffington Post; e Ben Moskowitz, coordenador de novos programas do Mozilla e professor na Universidade de New York.
Os depoimentos compõem um levantamento sobre os impactos da revolução digital na indústria da comunicação e levam a uma reflexão sobre as atuais formas de produzir, distribuir e consumir informação. Ainda como resultado do trabalho, o Grupo RBS definiu 11 premissas que organizam todo o conteúdo adquirido em 300 horas de gravação (
SAIBA MAIS AQUI).
VOX
VOX pretende provocar reflexões sobre a comunicação a partir do compartilhamento de conteúdo e experiências. Inspirado em iniciativas bem sucedidas no exterior, como o festival SXSW e o evento Zeitgeist, promovido pelo Google, o
Grupo RBS convida personalidades ligadas a inovação, literatura, jornalismo, artes, gastronomia e tecnologia para trazer contribuições ao debate sobre o futuro da comunicação. A segunda edição será em outubro deste ano.