A programação vespertina do VOX, evento realizado nesta terça (16), em Porto Alegre, avança com um bate-papo em que os jornalistas Xico Sá e Eduardo Bueno, o Peninha, recebem no palco o humorista Hélio de La Peña para falar sobre pluralidade – uma das 11 premissas (#Be Plural) lançadas pelo Grupo RBS na plataforma The Communication (R)evolution. Provocando o debate, Peninha inicia a conversa lendo a definição de singular – comum a dois gêneros, relativo a um único indivíduo, extraordinário, sem par, diferente de plural.
Eduardo Bueno e Xico Sá recordam o começo de suas carreiras, na “época da máquina de escrever”, lembram da resistência dos colegas de redação em participar de treinamentos para aprender a manusear o computador e enfatizam que a evolução tecnológica não torna menos importante o que é a alma do jornalismo.
- Por mais que a tecnologia evolua, a matéria prima do jornalista é uma boa história. É essencial ter uma boa história para contar ao leitor - comenta Xico.
Helio de La Peña sobe ao palco com uma bandeja e copos d’água para servir aos palestrantes. Em tom de brincadeira, diz que participa do evento em razão da política de cotas raciais. Depois de se acomodar entre os colegas, critica o patrulhamento do politicamente correto e lembra que declarações tornam-se polêmicas nas redes sociais porque muitas vezes são tiradas de seus contextos. Naturais de diferentes regiões do Brasil – Peninha é de Porto Alegre (RS), Xico é de Recife (PE) e De La Peña nasceu no Rio de Janeiro –, os três brincam com as qualidades e defeitos de suas cidades-natais.
Concluído o bate-papo (as intervenções em VOX não duram mais que 20 minutos), Ronaldo Lemos sobe ao palco para discorrer sobre a importância de ser verdadeiro em um cenário no qual a transparência não é mais opcional. Apresentando a premissa #Be True, aborda tendências e fala sobre a tecnologia como agente de mudança nas relações.
- Hoje não nos comunicamos apenas com palavras. Usamos imagens, vídeos, fotos. Os textos estão cada vez menores e utilizamos cada vez mais telas. Por isso, equilibrar privacidade e transparência é o nosso desafio para o futuro – explica Ronaldo.
Apresentações do cravista Fernando Cordella e da banda Tony Gordon (que levou ao palco uma versão muito peculiar de Toxic, hit de Britney Spears) iniciaram e finalizaram as apresentações, respectivamente. VOX está sendo transmitido ao vivo pela TVCom e por streaming, via internet, no site www.rbsvox.com.br.
Para baixar e compartilhar fotos do evento, acesse http://preview.is/1BNdgfY