Tuesday, 2 de December de 2014

Grupo RBS é vencedor em três categorias do Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul

Zero Hora ganhou nas categorias Midia Web e Prêmio Especial e Rádio Gaúcha na categoria Rádio

Logo_Grupo_RBSGrupo RBS foi vencedor em três categorias da XVI edição do Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul, divulgado nesta terça-feira (2). Zero Hora conquistou o mérito nas categoria Mídia Web e Prêmio Especial. A Rádio Gaúcha foi homenageada na categoria Rádio em duas reportagens. O prêmio será entregue no dia 16 de dezembro, às 9h, no Palácio do Ministério Público.

Na categoria Prêmio Especial, as vencedoras foram as jornalistas Larissa Roso e Letícia Duarte, de Zero Hora, com a reportagem “Meu filho (não) bebe”, publicada em 4 de maio. A reportagem destacou a influência e os efeitos do álcool na infância e adolescência e a atuação do MP diante desta realidade.

Fernanda da Costa, jornalista de Zero Hora, foi a vencedora na categoria Mídia Web, com as matérias “Abrigos públicos para crianças são insalubres em Porto Alegre”. E “Falhas no sistema tiram chances de adoção de 10% das crianças na capital”, veiculadas nos dias 1º e 26 de novembro deste ano.

ZH ainda conquistou segundo lugar na categoria Fotografia com “Adeus, Be”, de Carlos Macedo, publicada em 16 de abril. A foto mostra a despedida da comunidade de Três Passo ao menino assassinado.

“Os caminhos do lixo”, da jornalista Eduardo Matos, veiculada no dia 1º de outubro deste ano, na Rádio Gaúcha venceu na categoria Reportagem/Rádio. A matéria narra a destinação do lixo no Estado e a separação de resíduos sólidos. O segundo lugar foi escolhida a re reportagem “MP revela a tortura por PMs em Jaguarão”, da jornalista Júlia Otero, da Rádio Gaucha Zona Sul, divulgada no dia 17 de setembro, que contou como aconteceu a tortura praticada por policiais militares na cidade da região Sul do Estado e as medidas tomadas pelo MP.

O prêmio tem apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e patrocínio do Hotel Continental Canela.