O 59º Prêmio Esso de Jornalismo anunciou na tarde desta quarta-feira (12) os vencedores dessa edição da premiação. E o trabalho Lições da Turma 11F, de Letícia Duarte e Félix Zucco, de Zero Hora, conquistou a categoria Regional Sul. A reportagem especial, publicada em 22 de dezembro de 2013, teve como objetivo mostrar a realidade do ensino público no Rio Grande do Sul, sob o ponto de vista de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio em uma das escolas mais tradicionais do Estado, o Colégio Júlio de Castilhos.
Foi um longo trabalho de acompanhamento durante todo o ano letivo de 2013, dentro da sala da turma 11F. Também um mergulho na realidade de alguns alunos em casa, no trabalho e em outros ambientes que interagem com a escola, fato esse considerado um dos grandes diferenciais da reportagem.
– Esse foi certamente um dos trabalhos mais exaustivos que já fizemos, pois tivemos que frequentar as aulas de uma escola pública, das 7h30 às 12h, em uma sala com mais de 40 alunos. Então é muito legal ver que de tudo aquilo a gente conseguiu extrair algo com mérito jornalístico – destacou Letícia, que em 2012 conquistou o Esso Nacional de Reportagem, com Filho da Rua.
Lições da Turma 11F também foi finalista da categoria Educação. Outros cinco trabalhos do Grupo RBS foram finalistas do Esso:
Categoria Regional Sul
- Terra Contestada, publicada no Diário Catarinense, de Joice Bacelo, Ivan Rodrigues, Ricardo Stefanelli, Guilherme Mazui, Ronald Batista e Fabio Nienow;
- Bandido Tipo Exportação: O Homem Que Enganou Todo Mundo, por ZH, de José Luís Costa e Itamar Melo;
- Kiss – Um ano, por ZH, de Nilson Vargas, Adriana Irion, Humberto Trezzi, José Luís Costa, Juliana Bublitz, Larissa Roso, Letícia Duarte, Nilson Mariano, Paulo Germano, Itamar Melo, Carlos Etchichury, Diego Araújo, Leandro Fontoura, Diego Borges, Laura Rinaldi, Carlos Macedo e Lauro Alves.
Categoria Primeira Página
- Acasos da Vida, pelo Jornal de Santa Catarina, de Aline Fialho, Evandro Assis e Fábio da Câmara.
Categoria Educação
- A luz de ler, por ZH, de Juliano Rodrigues e Mauro Vieira.
Confira mais detalhes no Blog do Editor de ZH. Os vencedores de cada categoria de mídia impressa foram escolhidos pela Comissão de Premiação, em reunião presencial no Rio de Janeiro.