Friday, 7 de November de 2014

Pioneiro lança série de reportagem sobre a dupla Ca-Ju

Especial do veículo trata da situação dos times no cenário nacional e discute assuntos que contribuíram para decadência dos clubes

Logo_PioneiroNesta segunda-feira (10), o Pioneiro inicia uma série de reportagens sobre a incômoda situação da dupla Ca-Ju (Caxias do Sul e Juventude) no cenário nacional.  Jogadores, dirigentes, técnicos, jornalistas esportivos e outros especialistas opinam sobre os diversos assuntos que contribuíram para a decadência dos clubes, falam também sobre a realidade atual do futebol brasileiro em divisões inferiores e ainda indicam caminhos que podem servir como a salvação dos times de Caxias do Sul.

Na primeira semana, os temas abordados estão relacionados ao declínio dos clubes desde a metade dos anos 2000, com a queda do Caxias para a terceira divisão de 2005 para 2006 e o primeiro rebaixamento do Juventude de 2007 para 2008. É uma análise da crise técnica dos últimos nove anos do Caxias e sete do Juventude, das dificuldades financeiras, dos patrimônios reduzidos ou inacabados e das dívidas com a União e na Justiça.

Na segunda semana, os assuntos tratam a falta de ídolos nesse período, a concorrência desleal com a dupla Gre-Nal, os quadros sociais, o afastamentos das torcidas e os confusos calendários nas últimas divisões nacionais.

Na terceira semana,  as ideias para a salvação do futebol caxiense, o exemplo das iniciativas da dupla Bra-Pel dentro e fora de campo, os ensinamentos dos clubes catarinenses, principalmente de Joinville, Chapecoense e Criciúma - clubes do Interior como Caxias e Juventude -, além de ideias mirabolantes, como uma Arena compartilhada na Serra. Equipes do Pioneiro viajaram para Pelotas e Santa Catarina atrás de novas ideias, conceitos e soluções.

A concepção, apuração, produção e o desenvolvimento ficaram a cargo da editoria de Esportes do Pioneiro, formada pelos jornalistas Daniel Angeli, Adão Júnior, Maurício Reolon e Andrei Andrade.