Thursday, 23 de October de 2014

A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho apoia a 3ª edição do Inteligência Coletiva

Evento promove debate sobre o futuro da educação com as novas tecnologias e construções colaborativas de conhecimento

cartaz---inteligencia-coletiva---2014---final3 (2)Neste sábado (25) ocorre a 3ª edição do Inteligência Coletiva, com o tema “Quem é o professor do século XXI?”. O evento, realizado no Colégio Farroupilha, em Porto Alegre, é voltado para educadores de instituições públicas e privadas e estimula o debate sobre o papel de docentes na sala de aula, em um contexto de novas tecnologias e de construção colaborativa de conhecimento. A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) apoia a iniciativa desde sua primeira edição.

Para a pré-inscrição, o candidato deve acessar o site http://www.eventick.com.br/inteligenciacoletiva3 e responder a pergunta “Por que eu faço a diferença em sala de aula?”. São 200 vagas externas e 50 vagas dedicadas ao Colégio Farroupilha.

Programação:

Palestra Principal

Tiago Mattos 

Co-fundador da Escola de Criatividade Perestroika que desenvolve cursos de inovação no Brasil e Estados Unidos a partir do aprendizado pela experiência. Também é co-fundador do Projeto Iscola.CC - plataforma de crowdlearning - e foi um dos 80 selecionados ao redor do mundo pela Singularity University, projeto criado pela Nasa e pelo Google para formar lideranças mundiais. Já palestrou sobre educação em eventos como Fórum da Liberdade, TED e atualmente mantém projetos de futurismo, inovação e tecnologia.

Dado Schneider

Um legítimo inquieto, é palestrante de renome nacional. Doutor em Comunicação tem mais de 24 anos de experiência em instituições como UFRGS, PUCRS, UNISINOS, UNIFACS (BA), Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal) e, hoje, no MBA e Pós-Graduação da ESPM/RS. Já atuou em grandes empresas como Claro, Escala, Paim e desenvolveu projetos para empresas como Unimed, Grupo RBS, Avon, Sicredi, Dell, entre muitas outras. Para Dado, a mudança no perfil do professor no século XXI é uma questão de sobrevivência ou "morte".

Compartilhando experiências

Nilo Barcelos

É professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, ministra as disciplinas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. Mestre pela UFRGS na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, atualmente pesquisa Inovação em Educação para a Sustentabilidade.

Caroline Bucker 

Mestranda em Educação pela PUCRS, coordena cursos e oficinas de design thinking no RJ e RS. Participa do grupo colaborativo Thinkers Poa e atua em parceria com D.think do RJ e Crialab do Tecnopuc no RS. Também aplica cursos de design thinking com foco em educação desenvolvendo conceitos de co-criação e aprendizado experiencial.

Maria Alice Gouvêa Campesato

Professora da rede pública de Porto Alegre. Desenvolve projetos interdisciplinares envolvendo, principalmente, a Literatuta, a Música e a Dança. Em 2013, foi vencededora do primeiro Prêmio RBS de Educação, com o projeto Viagens Literárias.

Troca de experiências | O professor e os desafios da sala de aula

Intervalo com lanche especial, aulão de Yoga e espaços interativos para manifestar sua opinião sobre: novas tecnologias; novas dinâmicas de sala de aula; projetos interdisciplinares; a internet em aula; e o aluno do século XXI.