Nesta terça-feira (21), Nelson Sirotsky, amigo pessoal de Moacyr Scliar e presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS e do Comitê Editorial, faz a mediação da mesa-redonda O Jornalismo na Vida de Moacyr Scliar, na sala Multiuso do Santander Cultural, às 19h30. A homenagem ao médico e escritor gaúcho revela uma faceta pouco conhecida de Scliar: o lado atuante no jornalismo.
O encontro terá quatro jornalista de Zero Hora e integra a ampla programação da mostra O Centauro no Bom Fim, iniciada no dia 17 de setembro. Cláudia Laitano, Nilson Souza, Rosane de Oliveira e Tulio Milman participam do evento debatendo o viés jornalístico do escritor. Além de ZH, jornal o qual Scliar trabalhou como cronista entre 1974 e 2011, ele ainda assinou uma coluna semanal na Folha de São Paulo e foi colaborador de diversos outros periódicos, como a revista Veja.
Moacyr Scliar foi membro da Academia Brasileira de Letras e venceu três prêmios Jabuti e um Casa de Las Américas. Deixou também como legado livros marcantes nas áreas em que atuou, entre eles os romances O Exército de um Homem Só (1973) e Max e is Felinos (1981).
A exposição Moacyr Scliar, o Centauro no Bom Fim pode ser visitada até 16 de novembro no Santander Cultural, em Porto Alegre. A curadoria é de Carlos Gerbase, com consultoria de Regina Zilberman. As entrada para a mostra e a mesa redonda são gratuitas.