Foram revelados nesta quarta-feira (15) os finalistas do Prêmio Esso 2014, um dos reconhecimentos mais importantes do jornalismo nacional. Seis trabalhos de veículos do Grupo RBS são indicados em três diferentes categorias. Zero Hora está representada com cinco indicações e Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina com uma cada.
Na categoria Educação, dois trabalhos de ZH estão na disputa: A luz de ler, de Juliano Rodrigues e Mauro Vieira, e Lições da Turma 11F, de Letícia Duarte e Félix Zucco. Este último também concorre na categoria Regional Sul, juntamente com mais três reportagens. Joice Bacelo, Ivan Rodrigues, Ricardo Stefanelli, Guilherme Mazui, Ronald Batista e Fabio Nienow, concorrem com a série Terra Contestada, publicada no Diário Catarinense.
Também foram indicados José Luís Costa e Itamar Melo, com a reportagem Bandido Tipo Exportação: O Homem Que Enganou Todo Mundo, e Nilson Vargas, Adriana Irion, Humberto Trezzi, José Luís Costa, Juliana Bublitz, Larissa Roso, Letícia Duarte, Nilson Mariano, Paulo Germano, Itamar Melo, Carlos Etchichury, Diego Araújo, Leandro Fontoura, Diego Borges, Laura Rinaldi, Carlos Macedo e Lauro Alves, com o trabalho Kiss - Um ano, ambos por ZH.
Já na categoria Primeira Página, Acasos da Vida representa o Jornal de Santa Catarina. A produção é assinada pelos jornalistas Aline Fialho, Evandro Assis e Fábio da Câmara. Os vencedores de cada categoria de mídia impressa serão escolhidos pela Comissão de Premiação, em reunião presencial no Rio de Janeiro. Todos os ganhadores desta 59ª edição serão conhecidos no próximo dia 15 de novembro.
Confira aqui a lista completa dos finalistas.