Tuesday, 7 de October de 2014

Mais de 670 profissionais envolvidos na cobertura das Eleições 2014 no RS

Inovação e tecnologia foram os destaques na programação dos veículos do Grupo RBS que apuraram informações com interatividade e exclusividade durante o domingo (5)

Logo_Grupo_RBSToda tecnologia ao dispor do jornalismo e mais de 670 profissionais do Grupo RBS no Rio Grande do Sul trouxeram diversas inovações na cobertura e na apuração das Eleições 2014. Transmissões ao vivo durante todo o último domingo (5), com análises e acompanhamento minuto a minuto, levaram detalhes em todas as plataformas dos veículos: rádio, web, TV e jornal.

A participação e a interatividade com os eleitores por meio dos canais de Twitter e Facebook dos veículos foram um dos grandes destaques na cobertura. Recorde em todos os tempos, o Twitter da Rádio Gaúcha teve mais de 1.670.000 contas de usuários atingidas e um número maior do que 13.120 pessoas falando sobre as eleições no Facebook da emissora.

O uso do Estúdio Móvel também foi uma das grandes novidades trazidas pela Gaúcha na cobertura das eleições. Em dois horários diferentes, apresentadores ancoraram programas em locais de votação. Portabilidade e mobilidade trouxeram informações em tempo real de toda movimentação que ocorreu neste 1º turno aos ouvintes.

Perfis e entrevistas com os candidatos ao governo do Estado em Zero Hora realizadas durante o período de campanha e um suplemento com 24 páginas que circulou neste domingo (5) com análises, reportagens especiais e a apresentação dos candidatos levaram conteúdo aprofundado ao eleitor. Informações de toda movimentação e apuração das eleições puderam ser conferidas minuto a minuto pelo site.

ZH.com explicou em videografismos a situação financeira atual do Estado e um banco de dados com um mapa interativo exclusivo mostrou o comportamento do eleitor desde 1994. A irreverência do La Urna, em ZH, também foram um dos grandes destaques destas eleições.

A cobertura da TVCOM  contabilizou mais de 13h de transmissão ao vivo. Direto de Brasília, Carolina Bahia passou as informações do cenário nacional, telespectadores participaram pelo Skype da emissora com comentários e perguntas e uma reportagem utilizou o Google Glass para mostrar o trabalho de recolhimento de material de campanha pelo DMLU. Nove reportagens especiais aprofundaram a cobertura mostrando os desafios necessários para o desenvolvimento das regiões do Estado pelos candidatos eleitos. TVCOM chegou a quarto lugar nos Trending Topics (TTs) do Twitter na região de Porto Alegre.

O G1 Rio Grande do Sul, site de notícias da RBS TV, acompanhou a cobertura em tempo real desde as 6h até o fim da apuração nos principais municípios do Estado, com contribuição da equipe integrada de TV e internet. Com vídeos exclusivos e ao vivo, notícias e fotos,  a Central de Votação e Apuração ofereceu os resultados em tempo real, com interação dos internautas. A cobertura de eleições do G1 RS obteve mais de 3,5 milhões de acessos somente no domingo e na segunda-feira.

RBS TV contou com flashs durante toda a programação e acompanhou os candidatos durante a votação pelas zonas eleitorais da capital e repórteres espalhados nas principais cidades do Rio Grande do Sul. Transmitiu informações ao vivo para a Globo News e uma matéria sobre as eleições no Estado foi veiculada no Fantástico.

Fechando a programação, o Teledomingo trouxe todos os detalhes da cobertura das eleições, com matérias com os candidatos que passaram para o segundo turno e o dia da eleição no Estado.