
Às vésperas da definição da empresa que fará a duplicação do mais extenso lote de obras da BR-280, o jornal
A Notícia reforça a bandeira comunitária desta prioridade para o Norte de Santa Catarina. Os editais deste lote serão abertos na segunda-feira (29). As empresas responsáveis pelos outros dois lotes já estão definidas: Cetenco (SP e Sulcatarinense (SC).
Na edição deste fim de semana, o AN publica uma reportagem especial do repórter Leandro Junges com números que dão a dimensão do tamanho do drama gerado pelos atrasos do projeto. Desde 2008, quando o governo federal assumiu o compromisso de iniciar ainda naquele ano as obras, os 75 quilômetros a serem duplicados registraram 5.354 acidentes graves, 3.630 feridos e 130 mortos.
Na segunda-feira, um vídeo produzido e editado pelo repórter fotográfico Leo Munhoz vai mostrar no site
AN.com.br os riscos de quem precisa andar pela BR-280. Munhoz e Junges percorreram o trecho a ser duplicado na cabine de um caminhão cujo motorista percorre a rodovia três vezes por semana. A equipe flagrou as dificuldades e os riscos aos quais estão sujeitos pedestres, ciclistas, motoristas e moradores.
– A duplicação da BR-280 é uma causa histórica do AN. Aprofundar números e mostrar com imagens os perigos da estrada é uma forma de evidenciar o quanto esta trágica estatística pode aumentar se houver novos atrasos – afirma o editor-chefe do AN, Domingos Aquino.