
O Jornal do Almoço exibido pela
RBS TV na região de Chapecó comemora os resultados do projeto
JA na Escola, que completa dois meses nesta segunda-feira (1º). A iniciativa leva o apresentador do telejornal, Luis Lopes, para escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino na maior cidade do Oeste catarinense. A saída do estúdio oportuniza debates informais, com linguagem apropriada para os estudantes. O conteúdo do bate-papo é sobre a produção do programa transmitido ao vivo para 87 municípios e assistido por mais de um milhão de pessoas na região.
Em seis das treze escolas visitadas pelo projeto, os alunos estão desenvolvendo atividades com base nas palestras do comunicador Luis Lopes. Na rede municipal de ensino, as iniciativas envolvem professores de português, que estão trabalhando conteúdo relacionado aos temas em sala de aula. Ao total, 1250 estudantes receberam a visita do
Jornal do Almoço na Escola.
Durante as palestras – que duram um turno inteiro de aula – o apresentador fala da linha editorial do
Grupo RBS, apresenta vídeos, reportagens e realiza oficinas nas quais os estudantes podem vivenciar um pouco da rotina de um repórter de televisão. Os encontros contam com uma linguagem informal e divertida, a fim de proporcionar a melhor experiência aos estudantes.
O debate entre alunos e profissionais inclui a influência das redes sociais na construção da noticia, com apresentação de documentários e vídeos que ajudam a ilustrar as mudanças que vem ocorrendo no jornalismo nos últimos anos. O público-alvo são estudantes do quinto ano ao ensino médio. Para cada faixa etária escolar foram preparados módulos diferenciados respeitando o nível de compreensão dos estudantes. Nos intervalos, o bate-papo é com os professores, que estimulam a divulgação de projetos e iniciativas desenvolvidas pela escola.
Prêmio RBS de Educação – Durante as visitas alunos e professores foram convidados a se inscrever no Prêmio RBS de Educação, que estimula ideias de incentivo a leitura com a premiação de 15 mil reais para os vencedores no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A partir de uma reunião realizada com o setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, uma comissão interna foi criada para acompanhar os projetos e incentivar alunos e professores. Chapecó é a área com maior número de inscrições válidas no prêmio, representando o reconhecimento da região nas questões relacionadas à educação.
