Thursday, 21 de August de 2014

Jornalistas do Grupo RBS participam de workshops sobre educação

Palestrantes apresentam princípios da boa cobertura jornalística na educação para profissionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
Workshop em Santa Catarina (crédito Charles Guerra/Agência RBS) Workshop em Santa Catarina (crédito Charles Guerra/Agência RBS)

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, em parceria com o movimento Todos pela Educação, ofereceu um treinamento para jornalistas do Grupo RBS no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina sobre a cobertura de pautas relacionadas à educação. O workshop foi ministrado por Paulo de Camargo, jornalista especializado no assunto. O objetivo é debater com os jornalistas o Plano Nacional de Educação (PNE), recém aprovado no Congresso, e que terá impacto na gestão dos vencedores das eleições deste ano.

Na primeira parte, foram apresentados conceitos fundamentais para uma cobertura criteriosa, como números, legislação e avaliações nacionais e internacionais. Na segunda etapa, foi abordado como deve ser a prática de apuração, destacando o uso adequado dos dados disponíveis sobre o tema e como devem ser solicitadas as informações a órgãos públicos e privados para elaboração de pautas.

– A educação vem melhorando, mas melhora pouco e devagar. Ela também vem se tornando um fato importante e urgente, e de alguma forma os jornalistas precisam absorver isso – comenta Paulo de Camargo.

Apresentado nas sedes do Grupo RBS em Florianópolis e Porto Alegre, o curso foi transmitido ao vivo por videoconferência para outras localidades nos dois Estados. Os participantes receberam o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014, que reúne estatísticas e análises para facilitar a compreensão do atual estágio do ensino no país. O anuário é organizado pela Editora Moderna, que também é parceira do treinamento, o primeiro de uma série que deve acontecer em redações do país. A Fundação Santillana também apoiou a realização do workshop.

Workshop em Santa Catarina (crédito Charles Guerra/Agência RBS) Workshop em Santa Catarina (crédito Charles Guerra/Agência RBS)

 O palestrante

Paulo de Camargo é jornalista e mestre em Letras e tem 20 anos de experiência em jornalismo educacional. Além do palestrante, participaram do workshop o diretor de relações institucionais da Fundação Santillana, Luciano Monteiro, e Bárbara Benatti, analista de comunicação do Todos pela Educação, movimento da sociedade civil brasileira que tem como objetivo garantir o direito a uma educação de qualidade a todas as crianças e jovens.

Confira entrevista com o jornalista Paulo de Camargo:

- Quais os temas de educação que devem ganhar destaque na cobertura eleitoral?

Os candidatos fazem programas muito pouco específicos sobre a educação. Mas dentro do Plano Nacional de Educação há metas para os próximos anos que devem entrar na pauta, como a construção de creches e o atendimento obrigatório de crianças de quatro a cinco anos. Hoje, o que mais impacta a opinião pública são as creches e o Enem.

- Como o jornalista deve se preparar para entrevistar um candidato?

A educação não é um tema simples, é um tema que está ficando cada vez mais complexo, mas se eu fosse dar uma sugestão, eu acredito que uma boa agenda hoje é o próprio Plano Nacional de Educação. Tudo está lá, não apenas como meta, mas como estratégias a serem alcançadas, além dos recursos necessários. Então, um bom guia de trabalho é conhecer o PNE.

- Quais dicas você daria para a população, para o momento de escolher um candidato, levando em consideração a educação?

Em primeiro lugar, é conhecer os candidatos e o que foi feito por eles anteriormente. Outra coisa é ver se as pessoas estão falando em qualidade e não apenas em quantidade. E também ver como cada um pretende trabalhar com o professor, porque o professor é a peça chave.