
Pelo 12º ano consecutivo, o Instituto Guga Kuerten realizou mais uma edição do
Prêmio IGK – A Grande Jogada Social que reconheceu o trabalho da
RBS TV em Santa Catarina. A reportagem sobre
deficientes físicos e esportes radicais, exibida no Jornal do Almoço no dia 31 de julho, foi premiada na categoria Telejornalismo. A solenidade de entrega ocorreu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, na noite de terça-feira (19), e contou com a presença de 800 pessoas, bem como da família Kuerten e do cantor Alexandre Pires, responsável pelo show de encerramento.
A reportagem vencedora contou a história de voluntários que apoiam a prática de esportes entre pessoas com dificuldade motora. A jornalista Talita Rosa e o repórter cinematográfico Daniel Barcelos mostraram também como bombeiros ajudam deficientes físicos a participarem de atividades como rafting e parapente.
– Este prêmio é um reconhecimento do esforço dos voluntários, que realizam um trabalho incrível, silencioso e tão significativo. O mérito não é de quem fez a reportagem, mas sim de quem protagoniza um projeto como este. Esperamos que sirva de motivação para que outras pessoas se engajem – destaca a repórter Talita Rosa.
O trabalho da RBS TV premiado pelo IGK contou com o talento de: Jhonathan Martins e Waldemar Santos (auxiliares técnicos); Jardel Maurino e Maurício Silveira (editores de imagem); Maellen Muniz (editora).
Além da reportagem vencedora, a RBS TV também foi finalista do Prêmio IGK com as seguintes matérias: sobre o
paratleta campeão de maratonas, do repórter Marcelo Siqueira, exibida no Globo Esporte; a
cooperativa que conta com o trabalho de portadores de deficiências, reportagem exibida no Jornal do Almoço e feita por de Graziane Ubialli (repórter), Sarah Castro (produtora), Daniel Barcelos (repórter cinematográfico), Graziely Neri (editora de imagem); e o
treinamento de cães guia, exibida no programa Vida & Saúde, feita por Mayara Vieira (repórter), Mateus Castro (repórter cinematográfico), Vera Bonfante (produtora) e Thiago Kauê (editor).
Prêmio IGK – A Grande Jogada Social: Criado para dar visibilidade a pessoas e instituições que trabalham em prol de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência em Santa Catarina, o prêmio destaca iniciativas nas categorias Jornalismo (mídia impressa grande circulação e pequenas circulação; telejornalismo e outras mídias), Projetos Sociais, Ação Educativa e Responsabilidade Ambiental. O Instituto Guga Kuerten distribuiu este ano R$ 26 mil em premiação.
Confira abaixo os vencedores do 12º Prêmio IGK
Telejornalismo: Talita Rosa e Daniel Barcelos (RBS TV - Florianópolis)
Mídia Impressa: Rosana Rosar (Notícias do Dia - Joinville)
Outras Mídias: Róbinson Gambôa (
www.tudosobrefloripa.com.br)
Responsabilidade Ambiental: Instituto José Paschoal Baggio (Lages)
Ação Educativa: Biblioteca Viva: a escola viva através da leitura (Mary
Elisabeth Paino - Joinville)
Projetos Sociais: Centro Esportivo para pessoas especiais (Joinville)
Prêmio Especial (Instituição): Associação de Promoção Social do fissurado
lábio-palatal e deficientes auditivos (Joinville)
Prêmio Especial (pessoa): Bruno Werneck de Paula - voluntário do IGK