Tuesday, 19 de August de 2014

Presidente do Grupo RBS destaca importância da inovação na indústria jornalística

Transformações promovidas nos veículos da empresa foram compartilhadas com jornais do país em congresso
Eduardo_Sirotsky_Melzer_ANJ Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS, durante pronunciamento no Congresso da ANJ (Créditos: Studio3x).

“Nunca se consumiu tanta informação como hoje, assim como nunca se consumiu tanta música ou se fez tanta imagem. Mas, diferente da indústria da música ou da fotografia, nós não vamos ficar parados: vamos nos reinventar, evoluir, transformar a maneira de fazer jornal. Esse é o nosso compromisso e a nossa visão. Não vamos somente manter nossa relevância e, sim, aumentá-la”, enfatizou o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, durante o 10º Congresso Brasileiro de Jornais, realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), em São Paulo, nos dias 18 e 19 de agosto.

Entendendo que os jornais continuam a ser um meio forte e eficaz na veiculação de notícias e de publicidade, Eduardo destacou no painel “Jornais em Movimento” a importância de os veículos romperem com a forma convencional e inovarem para atenderem melhor a seus leitores e anunciantes. “O que me inspira é o estado de espírito que está instalado em cada um de nós da indústria de jornais”, afirmou o executivo. Para exemplificar as ações que os jornais do Grupo RBS vêm implementando a fim de melhor atender os novos hábitos e preferências de seus leitores, Eduardo citou as reformulações gráficas e editoriais implementadas pelo jornal Zero Hora, o de maior circulação no Rio Grande do Sul. Tais transformações, que também envolveram uma reformulação da marca ZH e que foram realizadas em maio deste ano, quando o jornal completou 50 anos, se estenderam a todos os outros jornais do Grupo RBS, chegando nesta terça-feira (19) ao Diário de Santa Maria. Em ZH, essas mudanças foram responsáveis pelo aumento da circulação das edições digital e impressa e pela redução do número de cancelamentos de assinaturas. Como uma das primeiras empresas de mídia do país a reconhecer a necessidade de mudança de seus produtos para acompanhar os novos hábitos dos consumidores, o Grupo RBS vem servindo de inspiração para outras companhias do segmento. A estratégia envolve, entre outras ações, o engajamento e o alinhamento entre as áreas editorial, comercial, de produto e gestão de pessoas para fundamentar as transformações. As experiências foram compartilhadas ao longo do congresso com representantes de jornais de todo o país. O presidente do Grupo RBS valorizou a postura das demais empresas, ressaltando a importância de a indústria estar unida neste momento. “Existe hoje uma indignação em relação a qualquer possibilidade de diminuição deste que é um dos principais setores da economia do país. É preciso que estejamos unidos para enfrentar eventuais dificuldades e compartilhar soluções”, disse ele. O congresso, que se encerra nesta terça, é o mais importante evento da indústria jornalística brasileira e reúne, a cada dois anos, profissionais ligados à gestão dos meios de comunicação em suas mais diversas áreas como redação, tecnologia, multimídia, comercial, marketing, gestão de pessoas, jurídico, circulação e distribuição.