
Comprometido com o desenvolvimento social catarinense desde o começo de sua história no Estado, em 1979, o
Grupo RBS foi duplamente homenageado na cerimônia do Prêmio Empresa Cidadã 2014, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC). A
RBS TV e a
Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho foram vencedoras da categoria
Participação Comunitária com
cases do
Jornal do Almoço e
Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, respectivamente.
A solenidade foi realizada na noite de quinta-feira (21), na Pousada Rural do SESC, em Lages e contou com aproximadamente 400 convidados. Receberam o prêmio pela RBS TV, o diretor-geral da emissora no Estado, Mário Neves, e o diretor de jornalismo, Eurico Meira. Também subiram ao palco os comunicadores Mário Motta, Laine Valgas e Cacau Menezes, acompanhados pela equipe do Jornal do Almoço. Marcaram presença ainda o diretor de comercialização e marketing da RBS TV em SC, Delton Batista e o gerente-executivo da emissora em Lages, George Fortunato.
Para receber a homenagem dedicada ao Prêmio RBS de Educação, foram convidados a coordenadora da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho em SC, Cheila Zortéa, representando a entidade, e Mário Neves.
Jornalismo Comunitário – A RBS TV foi premiada com o
case sobre as conquistas do novo modelo do Jornal do Almoço – programa que está no ar desde 1979 e mantém indicadores de audiência que o posicionam na absoluta liderança no horário. Reconhecida pela preocupação com causas locais, a emissora assumiu o desafio de construir um novo modelo de jornalismo, genuinamente comprometido com a busca de soluções e o desenvolvimento comunitário. Desde então, o telejornal tornou-se uma plataforma de relacionamento com o público, que passou a associar ao JA o mérito pela solução ou a intermediação de problemas.
– Trabalhamos todos os dias para dar profundidade, provocar transformações no cotidiano e gerar consequências reais aos assuntos mais importantes para nosso público. O maior patrimônio da RBS TV é a credibilidade e nela está nosso foco permanente. Esta premiação reforça que estamos nos caminho certo – comemora o diretor-geral da RBS TV, Mário Neves.
Educação é a melhor herança – O case Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo apresentou o projeto de responsabilidade social do Grupo RBS e FMSS promovido em 2013. A primeira edição do projeto reconheceu as melhores práticas de mediação de leitura nas escolas da rede pública e privada, além daquelas originadas no terceiro setor. A adesão da comunidade ao prêmio é relevante: 2.850 inscritos, 928 relatos enviados sobre experiências de mediação de leitura, que resultaram em 18 finalistas, e na participação de mais de 281 mil votantes no processo de escolha do vencedor da categoria Júri Popular.
– Um dos principais objetivos do Prêmio RBS de Educação é mostrar para a população que hoje nós temos excelentes projetos em nossas escolas. Além da participação expressiva que tivemos em 2013, o reconhecimento da ADVB mostra que nosso esforço está valendo a pena. Valorizar os professores é fundamental para garantir uma educação de qualidade e um futuro mais promissor para nossas crianças e jovens – destaca a gerente-executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Lúcia Ritzel.
Está em andamento a edição 2014 do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo e as informações estão disponíveis em
www.premiorbsdeeducacao.com.br.
Empresa Cidadã – Promovido há 16 edições, o prêmio reconhece anualmente projetos de empresas e instituições catarinenses relacionados às áreas de Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural. Além do Grupo RBS, também foram vencedores: Adami, Arxo Industrial do Brasil, Aurora Alimentos, Celulose Irani, Döhler, Grupo RIC SC, Nord Eletric, Portonave, Sesc/SC, Sesi/SC, Tatticas, Transpetro e Univali.
