Nesta quinta-feira (24), o jornalista de Zero Hora Humberto Trezzi ministra um painel no 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo. O repórter vai contar suas experiências de trabalho em áreas de risco.
Com Trezzi, participam da palestra “cobertura jornalística em áreas de conflito”, os jornalistas Candido Figueredo e Vânia Alves. O evento ocorre até sábado (26) e reúne cerca de 700 profissionais do Brasil, dos EUA, da América Latina e da África, promovendo cerca de 200 painéis e cursos práticos.
Especialista em coberturas especiais, Trezzi é jornalista de ZH há 24 anos. Foi o repórter mais premiado do Brasil em 2013, conforme ranking do site Jornalistas&Cia. Nestes anos de profissão ganhou 39 prêmios de jornalismo, entre eles a 58ª edição do
Prêmio Esso de Jornalismo, com a reportagem “
Os arquivos secretos do coronel do DOI-CODI”, com mais três jornalistas de Zero Hora.
Trezzi também fez curso para Correspondente em Áreas de Risco em Campo de Mayo, na Argentina, organizado pelas Nações Unidas, e outro semelhante patrocinado pelo Exército Brasileiro no Rio de Janeiro. Ele ainda é autor do livro
Em Terreno Minado, lançado em 2013, sobre cobertura jornalística em áreas de risco, e da obra
Os Infiltrados, sobre espiões que atuavam durante a ditadura militar brasileira.
Também no congresso a jornalista Marlise Brenol foi mediadora do painel “Inovação em TV fora da TV”. Ela apresentou o case de ZHTV, projeto que coordenou até 16 de julho. A partir do segundo semestre ela se concentrará em projetos acadêmicos.
Clique aqui e confira a programação completa.