
Os três jornais do
Grupo RBS em Santa Catarina selaram o mês de junho com recordes de audiência que confirmam a tendência de crescimento digital dos veículos no Estado. A Notícia, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina
registraram números expressivos durante o período, que resultaram no recorde de acessos nos sites
Diario.com.br e
Santa.com.br, além de um novo marco no
AN.com.br, que ultrapassou pelo segundo mês seguido os 2 milhões de acessos.
O número de usuários únicos dos portais também aumentou. O DC registrou 3,3 milhões em junho, o AN 791 mil e o Santa 473 mil¹. Em maio*, os jornais do Grupo RBS foram acessados por 24,5% de todos os internautas catarinenses. Dentre todos os portais de notícias do país, os jornais do Grupo RBS aparecem em terceiro lugar na audiência do Estado².
– O resultado reforça a estratégia de integrar cada vez mais as equipes de Redação e de oferecer o melhor conteúdo. Acreditamos que as multiplataformas são complementares e interagem entre si. Cada uma atende determinada demanda do consumidor e possibilita uma maior oferta de conteúdo. Para isso, criamos uma teia de comunicação que permite o fortalecimento tanto dos jornais quanto da plataforma online, formando um vínculo natural entre eles – destaca Gabriel Casara, diretor-geral de Jornais e Internet do Grupo RBS em SC.
O crescimento dos sites dos jornais de SC ocorre mesmo com a implementação do paywall, sistema de cobrança do acesso aos conteúdos digitais. O Diário Catarinense foi o precursor do grupo e adotou o sistema em março de 2013. Em julho do mesmo ano A Notícia replicou o processo e, em maio de 2014, foi a vez do Jornal de Santa Catarina. Assinantes do jornal impresso têm acesso ilimitado ao conteúdo online.
Os jornais estão disponíveis também em dispositivos móveis. Os aplicativos do Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina são de fácil navegação e trazem a estrutura visual do impresso, atualizada a cada momento. Leitores podem ordenar as editorias de acordo com suas preferências e visitar galerias de imagens exclusivas, além de recursos de meteorologia interativos.
Diário Catarinense – O DC registrou em junho a maior audiência da história do site, ultrapassando a marca dos 7,2 milhões de acessos e batendo o recorde do jornal pelo segundo mês consecutivo. O número representa um crescimento de 16% em relação ao mês anterior, e de 79% comparado ao mesmo período do ano passado¹.
Jornal de Santa Catarina – Com crescimento de 68% em relação ao mesmo período do ano passado, o
Santa.com.br registrou 1,6 milhão de acessos em junho de 2014. O número supera o recorde anterior do site, que era de 1,4 milhão de acessos em setembro de 2013.
Entre as matérias que se destacaram no período está a história dos primos Marcos e Leandro, que foram passar as férias na casa da avó e encantaram o Brasil com o vídeo “Taca-le o pau”. O
webhit foi gravado em Taió, na Região do Vale do Itajaí, que faz parte da área cobertura do jornal¹.
A Notícia – Em junho, o
AN.com.br ultrapassou pelo segundo mês seguido a marca de 2 milhões de acessos. O resultado supera o mesmo período do ano passado em 26,4% e é fruto da reestruturação do AN alinhada às mudanças de hábito do consumidor e do avanço tecnológico¹.
Fonte: ¹ Google Analytics Junho/2014; ² comScore, Mai/14, U.U., somente SC.
*Os dados de junho não estão disponíveis.