
Concentrados no esforço de atender os anseios do público em multiplataformas, o jornal
A Notícia promoveu uma série de mudanças em processos e escopo de equipe no último mês. Com foco no online, o veículo coloca em prática uma nova forma de fazer jornalismo, ainda mais próxima de seus leitores. O primeiro grande saldo destas mudanças foi registrado pelo
AN.com.br neste mês. O site atingiu dois milhões de visitas, um marco histórico que representa o crescimento de 40% em audiência, comparado a maio de 2013*.
O resultado é motivo de comemoração da equipe que realiza nesta sexta-feira (30) uma ação nas
redes sociais e site a partir de uma tarde descontraída no jornal com o apoio da Paviloche. A sorveteria presenteou jornalistas e profissionais das demais áreas pela conquista.
Novo mindset – A reestruturação do AN faz parte do momento de transformação da indústria da comunicação em virtude das mudanças de hábito do consumidor e do avanço tecnológico. Alinhados com os objetivos do
Grupo RBS, ao qual pertence, o jornal A Notícia aposta em ações digitais.
— Construímos ao longo de todos estes anos um relacionamento de confiança e intimidade com nossos leitores e, a partir da leitura dos desejos de nossos consumidores, realizamos esta mudança para estarmos ainda mais conectados e produzirmos conteúdo na direção apontada pelo público — explica o diretor regional do Grupo RBS em Joinville, Bruno Watté.
Para atender cada vez melhor os leitores do jornal impresso e os internautas, o AN redistribuiu os horários das equipes – concentrando metade no turno da manhã para a atualização online – e implantou uma coordenação de produção em tempo real durante toda a jornada ativa do veículo. O fechamento do jornal impresso foi antecipado, a fim de garantir mais qualidade ao papel com melhor distribuição, e o tempo de trabalhos online aumentou, passando para 18 horas.
— Temos um público fiel que prefere se informar uma vez ao dia por meio do tradicional jornal impresso. E um público cada vez maior que prefere se informar em tempo real, várias vezes ao longo do dia. Estas mudanças de processos são para melhor atender as expectativas destes dois públicos – destaca o editor-chefe do jornal A Notícia, Domingos Aquino.
Digital, digital e digital – Uma das primeiras práticas desta reestruturação foi percebida logo no começo de abril, quando o AN passou a oferecer a edição impressa do dia em flip online. Desde então, o internauta pode folhear o caderno impresso do dia de maneira virtual, tendo acesso às mesmas imagens, textos e diagramação disponíveis no jornal físico.
Na sequência, a redação foi formatada com um novo layout. A equipe de online ficou maior e se dedica à produção de conteúdos especiais. Fotos, vídeos, diagramação, arte e reportagens integram o pacote completo da informação. O online passa a pautar o impresso.
As redes sociais ganharam força como canais de relacionamento com os leitores. O número de curtidores da página do jornal no Facebook, por exemplo, mais do que triplicou desde janeiro, passando de 100 mil seguidores para mais de 337 mil.
As mudanças internas serão percebidas pelos leitores nas inovações de produto. Entre elas está a galeria
Enquanto você dormia, com fotos dos fatos que ocorreram entre às 0h e 6h, além de novidades no Guia +AN (
www.an.com.br/guiamaisan) e blogs. Internautas terão os conteúdos cada vez mais personalizados de acordo com seus interesses e poderão encontrar com facilidade as notícias mais lidas da semana e tudo o que aconteceu durante o período em que estava desconectado.
* Fonte: Google Analytics.