Nesta quarta-feira (28), a pesquisa Top of Mind 2014, realizada pela Revista Amanhã e pela Segmento Pesquisas, divulgou as marcas e profissionais mais lembrados pelos gaúchos, em evento exclusivo para profissionais da imprensa. Em sua 24ª edição, a premiação, que é referência para profissionais de branding, marketing e comunicação em todo o Estado, destacou o Grupo RBS em 13 categorias distintas, liderando 11 delas.
Realizada nos meses de fevereiro e março deste ano com 1,2 mil pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais, a pesquisa apresenta o Grupo RBS como a empresa que mais investe em cultura no Rio Grande do Sul, disparada com 14,8% de lembrança. A empresa aparece ainda em 3º lugar na categoria Grande Empresa, com 5,8% de lembrança – um crescimento de 0,5% em relação a 2013 –, e como a 4ª mais preocupada com o meio ambiente (1,8%).
Veículos da RBS foram os mais lembrados em suas categorias. A
RBS TV aparece em primeiro lugar entre as emissoras de TV (80,5%), a
Gaúcha, entre as rádios AM (28,9%), a
Atlântida, entre as rádios FM (21,5%), e a
Zero Hora, entre os jornais (32,9%). No que diz respeito a programa local de TV, o
Jornal do Almoço ocupa o topo lista (45,7%). Na área digital, o blog do
Pretinho Básico foi o mais citado pelos gaúchos (1,5%).
Os comunicadores do Grupo RBS também se destacaram na pesquisa.
Paulo Sant'
Ana lidera a categoria Colunista de Jornal (30,1%),
Sérgio Zambiasi, a categoria Comunicador de Rádio (9,6%),
Pedro Ernesto Denardin, a categoria Locutor Esportivo de Rádio (23,7%), e
Cristina Ranzolin, a categoria Comunicador Local de TV (25,8%).
A pesquisa também destacou as marcas invictas em suas categorias, consideradas aquelas que estão à frente há pelo menos seis anos. O Grupo RBS faz parte desta lista na categoria "Empresa que investe em cultura", liderando há nove anos. Além disso, outras oito marcas da RBS aparecem no ranking, com destaque para Atlântida, Jornal do Almoço, Paulo Sant'Ana, RBS TV, Sérgio Zambiasi e Zero Hora, lideres por 24 anos seguidos, desde a primeira edição da pesquisa.
A Top of Mind consiste em um levantamento das marcas mais lembradas no Rio Grande do Sul, que engloba grifes de produtos de consumo, além de nomes de serviços, de veículos de comunicação e de profissionais de mídia. A cerimônia de premiação ocorre no próximo dia 4 de junho, no Salão de Festas do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
Confira a lista completa dos mais lembrados do Grupo RBS na Top of Mind 2014:
GRANDE EMPRESA
|
|
|
|
|
3º - RBS |
5,8%
|
|
EMPRESA PREOCUPADA COM O MEIO AMBIENTE
|
|
|
|
|
4º - RBS |
1,8%
|
|
EMPRESA QUE INVESTE NA CULTURA
|
|
|
|
|
1º - RBS |
14,8%
|
|
COMUNICADOR LOCAL DE TV
|
|
|
|
|
1º - CRISTINA RANZOLIN |
25,8%
|
|
3º - PAULO BRITO |
6,2%
|
|
4º - ELÓI ZORZETTO |
4,5%
|
|
Destacam-se: Julieta Amaral (2,1%), Carla Fachim (2,0%), Paulo Sant'Ana, Rodaika Daudt e Sabrina Ongaratto (todos com 0,8%).
PROGRAMA LOCAL DE TV
|
|
|
|
|
1º - JORNAL DO ALMOÇO |
45,7%
|
|
2º - RBS NOTÍCIAS |
14,3%
|
|
4º - PATROLA |
5,5%
|
|
Destacam-se: Tele Domingo (3,2%), Galpão Crioulo (2,3%), Bom Dia Rio Grande (1,4%), Anonymous Gourmet, RBS Esporte, Vida e Saúde (todos com 0,8%).
EMISSORA DE TV/REDE DE TELEVISÃO
|
|
|
|
|
1º - RBS TV/GLOBO |
80,5%
|
|
Destaca-se: TVCOM (0,2%).
Jornal
|
|
|
|
|
1º - ZERO HORA |
32,9%
|
|
2º - DIÁRIO GAÚCHO |
16,1%
|
|
4º - PIONEIRO |
5,2%
|
|
Destaca-se: Diário de Santa Maria (3,8%).
COLUNISTA DE JORNAL
|
|
|
|
|
1º - PAULO SANT’ANA |
30,1%
|
|
2º - DAVID COIMBRA |
3,9%
|
|
3º - MARTHA MEDEIROS |
2,5%
|
|
Destacam-se: Ruy Carlos Ostermann (1,4%), Guerrinha (1,2%), Luiz Fernando Veríssimo (0,9%), Cacalo e Paulo Britto (ambos com 0,8%), Sérgio Zambiasi (0,7%).
BLOG
|
|
|
|
|
1º - PRETINHO BÁSICO |
1,5%
|
|
Destaca-se: G1 (com 0,3%).
COMUNICADOR DE RÁDIO
|
|
|
|
|
1º - SÉRGIO ZAMBIASI |
9,6%
|
|
2º - ALEXANDRE FETTER |
3,8%
|
|
3º - GUGU/SILVIO STREIT |
3,6%
|
|
6º - LAURO QUADROS |
2,2%
|
|
Destacam-se: Paulo Brito e Pedro Ernesto Denardin (ambos com 1,9%), Paulo Sant'Ana (1,6%).
EMISSORA DE RÁDIO AM
|
|
|
|
|
1º - GAÚCHA |
28,9%
|
|
2º - FARROUPILHA |
8,0%
|
|
EMISSORA DE RÁDIO FM
|
|
|
|
|
1º - ATLÂNTIDA |
21,5%
|
|
5º - GAÚCHA |
3,3%
|
|
Destacam-se: Cidade (3,0%), Itapema (2,0%).
LOCUTOR ESPORTIVO DE RÁDIO
|
|
|
|
|
1º - PEDRO ERNESTO DENARDIN |
23,7%
|
|
2º - PAULO BRITO |
17,5%
|
|
Destacam-se: Paulo Sant'Ana (1,2%), Maurício Saraiva (0,8%).