A primeira série de ficção científica produzida no Rio Grande do Sul estreia neste sábado (12) em Curtas Gaúchos. Oxigênio é uma realização da RBS TV que, em seis episódios, discute importantes questões ambientais, une suspense com aventura e tem como tema central o fim do mundo. O surreal, o impensável e o sobrenatural são os principais elementos que compõe o universo da série que vai ao ar logo após o Jornal do Almoço, às 12h30.
Conflitos causados por alucinações introduzem os principais personagens da trama. Uma menina sonha com uma praga de escorpiões em seu quarto, um menino tem constantes visões de incêndios, um homem acredita ter sido apanhado por um furacão. Todos eles têm visões de catástrofes que são emitidas a partir de outra Terra – um mundo paralelo onde a destruição da biosfera causou terríveis desastres naturais. No centro da luta, está Gabriel, um jovem garoto que tem o poder de acelerar ou interromper a metamorfose em andamento.
No elenco, estão atores como Felipe Mônaco, Maria Carolina Ribeiro, Amanda Grimaldi, Marcos Breda e Ingra Liberato. O roteiro é de Pedro Zimmermann, Jerri Dias e Carlos Ferreira, a fotografia, de Pedro Rocha, a arte, de Renata Heinz e a direção de produção, de Mônica Catalane. A produção executiva é de Beto Rodrigues e Tatiana Sager para a Panda Filmes. A gerência de programação é de Alice Urbim, a coordenação de produção, de Nice Sordi e a produção, de Bruna Conforte, Claiton Mosmann e Vinicius Cruxen. A realização é da RBS TV.
