Diretora de Internet do Grupo RBS, Marta Gleich, palestrou sobre jornalismo cidadão em evento promovido pela Associação Mundial de Jornais/WAN, nesta sexta-feira (8), em Hamburgo
Os sites hiperlocais do Grupo RBS ganharam visibilidade internacional nesta sexta-feira (8), na 17ª edição no World Editors Forum, promovida pela Associação Mundial de Jornais/WAN, em Hamburgo na Alemanha. Durante painel sobre participação cidadã na construção de notícias hiperlocais, a diretora de Internet, Marta Gleich, apresentou a estratégia desenvolvida no clicRBS Pelotas, clicRBS Itajaí (SC), clicRBS Livramento, clicRBS Erechim e clicRBS Passo Fundo, atuais regiões cobertas pelo sistema de leitores-repórteres. Mais de 500 editores de publicações de 77 países estiveram no evento.
No mesmo painel, editores da Alemanha, Polônia, Holanda e África do Sul debateram experiências e projetos desenvolvidos com participação popular em suas nações. Esteve presente, também, Roman Gallo, o fundador do Nase Adresa, jornal da República Checa que desenvolveu redações dentro de cafeterias, colocando os jornalistas em contato permanente com o público - modelo que inspirou o Café ZH.
Desde dezembro de 2009, o Grupo RBS desenvolve sites com o conceito de jornalismo cidadão e hiperlocalismo - modalidade que concentra temas e debates de interesse local. Além disso, todo o conteúdo veiculado nos jornais da RBS relativo às cidades pode ser visualizado nos sites. Nos próximos meses, os hiperlocais de Bento Gonçalves, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Rio Grande e Lajeado devem entrar no ar na plataforma do clicRBS.