Com o objetivo de ajudar no engrandecimento de Santa Maria, principal município da Região Central do Estado, os veículos do Grupo RBS lançam a campanha Santa Maria Somos Nós. Até dezembro de 2014, a RBS TV local, as rádios Gaúcha SM e Atlântida e o Diário de Santa Maria apresentam dezenas de casos de santa-marienses que fazem a diferença. A campanha vai mostrar o que Santa Maria tem de melhor: a sua gente.
Dezenas de histórias de vida surpreendentes serão contadas em minidocumentários na TV e em páginas do jornal. Além disso, depoimentos irão ao ar pela rádio mostrando cidadãos que agregam à cidade. São relatos como o do jovem com distrofia muscular que só mexe as mãos, e ainda assim desenha belas joias. Ou o do menino que trabalhava no estacionamento rotativo e hoje é empresário. E também o do médico de Santa Maria, considerado referência internacional no tratamento de câncer. Haverá destaque para rostos conhecidos, mas principalmente para anônimos realizadores. Os bons exemplos também ocuparão os espaços editoriais dos veículos do Grupo RBS Santa Maria.
Santa Maria Somos Nós é uma iniciativa da RBS, mas também uma campanha de todos. Todo o material produzido está disponível em um
hotsite e pode ser usado como a comunidade desejar. Na página também é possível encontrar a logomarca da campanha, a letra e a partitura do jingle, interpretado por 19 artistas locais.
A agência publicitária responsável pela campanha é de Santa Maria, a Art/Meio Propaganda, e já construiu três frases para o lançamento: “Santa Maria sou eu”, com o objetivo de despertar o sentimento de pertencimento; “Santa Maria é você”, que chama para a divisão de responsabilidades; e “Santa Maria somos nós”, a tradução de união e acolhimento. A ideia é que mais frases sejam feitas, com a participação de toda a comunidade.
O nascimento da campanha Santa Maria Somos Nós
A campanha
Santa Maria Somos Nós foi desenvolvida ao longo de sete meses. Nasceu do resultado de uma pesquisa feita quando a tragédia da boate Kiss completou seis meses. Em julho de 2013, o Instituto Methodus ouviu 600 pessoas em diferentes bairros da cidade com o objetivo de dar voz à sociedade. A radiografia mostrou que os cidadãos se sentiam enlutados, mas precisavam seguir em frente.
Com base na conclusão, foram chamados diferentes representantes da comunidade, como estudantes universitários, médicos, artistas e empresários, para ajudar a construir a campanha. Eles apontaram para a necessidade de uma ação a fim de mostrar o que a cidade tem de melhor. A iniciativa tem apoio da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e de diversas instituições da cidade.
– A campanha é muito importante para resgatar a nossa juventude, que precisa de novas oportunidades. Os jovens hoje em dia perdem essas novas oportunidades de vida, que muitas vezes são caminhos melhores. É uma iniciativa importantíssima, neutra, que abrange todo mundo – afirma Aderbhal Ferreira, presidente da AVTSM.