Friday, 1 de October de 2010

Cobertura multimídia de eleições do Grupo RBS envolve mais de 500 profissionais

Uma força tarefa que não cabe na foto. Na imagem, parte dos jornalistas de Zero Hora.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}

Desde o primeiro minuto do dia 3 de outubro, até o final do processo, equipes estarão nas ruas garantindo informação em primeira mão ao eleitor

Mais de 500 profissionais do Grupo RBS estarão envolvidos diretamente na cobertura das eleições 2010 neste domingo, do início da votação até a apuração. Desde o primeiro minuto do dia 3 de outubro jornalistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também da sucursal multimídia em Brasília garantirão uma ampla divulgação, deixando o eleitor a par de tudo o que está ocorrendo durante o pleito.

Correspondentes enviados a diversas capitais vão manter o público informado sobre o processo em todo o país, além das principais cidades gaúchas e catarinenses. A cobertura multimídia contempla transmissão ao vivo, flashes, boletins, programas e cadernos especiais, além de serviço completo pela web e mídias sociais. O Projeto Eleições 2010 da RBS conta com o patrocínio de Colombo, Unimed e CarHouse Toyota no Rio Grande do Sul e de AM Construções e Associação Comerciai e Industrial de Florianópolis em Santa Catarina. Abaixo, veja como cada veículo está preparado para o dia:

Rio Grande do Sul

Zero Hora
Zero Hora publica dois cadernos especiais no sábado (2). Para todo Estado, a edição terá 16 páginas com a cobertura eleitoral. Os leitores de Porto Alegre receberão ainda um encarte com 8 páginas com a lista das seções eleitorais. A edição de domingo (3) também circula com caderno especial trazendo os perfis dos candidatos à Presidência e ao governo do Estado. Na segunda-feira (4), os leitores recebem outro encarte especial com a cobertura completa de eleições no Rio Grande do Sul e no país. O material abordará como ficarão as novas bancadas federal e estadual e terá ainda reportagens especiais sobre os eleitos no RS e no Brasil, além da antecipação de como será a disputa onde houver segundo turno.


Rádio Gaúcha
A Rádio Gaúcha abre a cobertura ao vivo das Eleições 2010 no primeiro minuto do dia 3 de outubro, com transmissão ininterrupta até as cinco da manhã de segunda-feira (4) - totalizando quase 30 horas de programação ao vivo. A reportagem acompanhará todos os detalhes da votação, a apuração dos votos e as repercussões dos resultados. Nos estúdios, os principais apresentadores se dividem na ancoragem. A emissora terá correspondentes em Brasília, São Paulo Rio de Janeiro e nas principais cidades do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a reportagem estará estrategicamente posicionada, acompanhando candidatos e eleitores, para trazer todos os detalhes da eleição na capital gaúcha.

RBS TV
O programa Eleições 2010, a partir das 7h, logo após o Galpão Crioulo, abre a cobertura da RBS TV no Estado. Ao longo da programação, flashes com informações e serviços mostram o dia de votação no Rio Grande do Sul. Às 17h entra no ar o Boca de Urna, com mais detalhes sobre a votação.

TVCOM
Com de 15 horas de programação ininterrupta, a cobertura da TVCOM terá foco na agilidade da informação, com curiosidades e análise do que está acontecendo nos principais municípios gaúchos. Também oferecerá um serviço completo para o eleitor tirar as dúvidas na última hora. Com apresentação de Lasier Martins, a transmissão começa às 7h30, na abertura das urnas e se estende até o final do processo, com programas ao vivo do Estúdio Panorâmico, em Porto Alegre, entradas ao vivo do TRE, do TSE, em Brasília, e ainda repórteres nas 11 emissoras do interior do Estado. A apuração será ancorada ao vivo do estúdio virtual, também na emissora, a partir das 16h.

Diário Gaúcho
A edição de sábado e domingo do DG terá um caderno especial de oito páginas. A edição de segunda-feira circula com outro especial contando como foi o dia de votação e a apuração de votos no Estado, destacando os candidatos vencedores para o Planalto, o Piratini e o Senado. O material contempla ainda a listagem de quem garantiu vaga na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

Pioneiro
O Pioneiro acompanha o dia de votação em Caxias do Sul e região da Serra em tempo real pelo site www.pioneiro.com. Todas as informações sobre o dia de votação e a apuração de votos, mostrando os resultados finais no Estado e como a região votou para presidente, governador e senador estarão na edição de segunda-feira (4). A edição terá ainda uma reportagem especial com os eleitos em Caxias e na região.

Diário de Santa Maria
O Diário de Santa Maria fará a cobertura completa na cidade e municípios da região, com atualização ao longo do domingo (3) no site www.diariosm.com.br. A edição de segunda-feira (4) trará os resultados para presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. Terá ainda reportagem especial com os candidatos que se elegeram em Santa Maria e Região Centro, analisando a representação da cidade e do centro do Estado no novo mapa político do RS.

Internet - www.clicrbs.com.br/eleicoes2010
A cobertura de 3 de outubro no site de eleições do Grupo RBS será focada em serviço para o eleitor tirar suas dúvidas sobre a votação, consultar o número do seu candidato, preparar a sua cola e imprimir. Terá ainda atualização de notícias, com gráficos e vídeos cobrindo tudo a respeito do pleito. Assim que tiver início a contagem de votos, o eleitor poderá acompanhar a apuração em uma página, e ficará sabendo em primeira mão quem serão os próximos governantes do Estado e do país. As comemorações dos eleitos e as festas dos vencedores em Porto Alegre e nas principais cidades do Estado também poderão ser acompanhadas pelo site.

Santa Catarina

RBS TV
A cobertura da RBS TV Santa Catarina se inicia às 7h30, com a Hora do Voto. Durante o dia a emissora fará o acompanhamento da votação e apuração em todo o Estado, com entradas ao vivo das cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Lages e ainda flashes ao vivo, direto do TRE. Às 17h terá o Boca de Urna e após flashes também ao vivo com os resultados.

TVCOM
Das 10h às 14h, o Especial Eleições, ancorado dos estúdios em Florianópolis, contará com a participação de cientistas políticos, do público, terá VTs com giros pelo Estado ao vivo mostrando a votação e os fatos da manhã. Das 14h às 16h, a cobertura da TVCOM será realizada em parceria com a CBN Diário (740 AM). A partir das 16h, será ao vivo, até o final da votação e encerramento da apuração.

Diário Catarinense
Equipes do DC vão acompanhar o dia de cada um dos três principais candidatos ao governo catarinense. A cobertura tem início pela manhã e segue até o resultado da apuração e pode ser acompanhar também pelo site www.diario.com.br. Além de informar como foi o processo em todo o Estado, o Diário ainda mostrará como foi a eleição em São João Batista, uma das 60 cidades do país a receber o sistema de voto com impressão digital. O jornal terá dois cadernos especiais: um no domingo (3) e outro na segunda-feira (4) que trará listagem com resultado da votação, dos eleitos e repercussão do resultado para presidência, governo do estado, senado, deputados estaduais e federais.

CBN Diário
A CBN Diário mobiliza toda sua equipe com a reportagem na rua ao longo do dia, ao vivo do TRE. Também fará o acompanhamento pelo país, a partir do primeiro minuto do dia 3 de outubro, começando com o CBN na Madrugada, em rede, apresentado por Alves de Melo. A emissora segue a cobertura de eleições até o encerramento da apuração.

Hora de Santa Catarina
A edição desta sexta-feira (1) terá um caderno com serviço para o eleitor. Na segunda-feira (4) o jornal circula também com um especial com os resultados em Santa Catarina.

Jornal de Santa Catarina
A edição de segunda-feira (4) trará a cobertura completa das eleições. Serão cerca de 20 páginas no corpo do jornal. Na internet, em www.santa.com.br trabalho começará mais cedo, antes da abertura das urnas, com foco em agilidade e precisão na divulgação dos resultados, explicando ao leitor as implicações regionais da votação estadual e nacional.

Brasília
A cobertura na sucursal multimídia da RBS em Brasília fará boletins para rádios, TVs e jornais. Também abastecerá blogs e o twitter, direto da sede do Tribunal Superior Eleitoral, dos comitês partidários e do Palácio do Alvorada, onde o presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff (PT) devem acompanhar a apuração dos votos.