A importância da narrativa na era da convergência foi tema do RBS Debates, na noite desta terça-feira (21), na PUCRS, em Porto Alegre
"Nós ainda pensamos o mapa das plataformas e ignoramos a história. Antes de pensar na plataforma, temos que pensar na história e para onde ela será desdobrada". Assim Maurício Mota, Chief Storytelling Officer da The Alchemists, defendeu a importância de contar histórias na era da convergência, tema do RBS Debates 2010. Segundo ele, a narrativa transmídia é uma maneira de aprofundar o relacionamento das marcas através da harmonização entre diferentes plataformas.
Realizado no Centro de Eventos da PUCRS, o evento reuniu cerca de 2 mil pessoas entre estudantes, professores e profissionais de Comunicação na noite desta terça-feira (21), em Porto Alegre. Para Mota, a narrativa transmídia surgiu em 3.000 a.C., e as novas plataformas só estão ajudando a propagar a contação de histórias iniciada há 5 mil anos. Desmitificando termos como "novas mídias", "redes sociais", "comunicação 360°", o palestrante levou ao público a mensagem de que a simplicidade das boas histórias é o verdadeiro diferencial para as estratégias de comunicação na atualidade.
Segundo ele, todas as pessoas têm uma história para contar, seja um livro, marca ou produto, e tudo começa com uma narrativa, e continuam querendo início, meio e fim.
Publicitário com especialização em Indústria do Entretenimento pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, Mota abordou a criação de estratégias de propagação de conteúdo em diversas mídias explorando o melhor de cada uma delas, buscando o fortalecimento das marcas. O caminho para isto é o transmedia storytelling ou narrativa transmídia, disciplina que surgiu há quatro anos no MIT.
Tradicional encontro para discussão de ideias e tendências do mercado da comunicação, o RBS Debates abriu o 23º Set Universitário da PUCRS. Com mediação da gerente de produção da RBS TV e TVCOM, Alice Urbim, o evento teve como debatedores o jornalista e doutor em Comunicação André Pase e o publicitário e presidente da Dez Comunicação, Mauro Dorfman.