Edição desta sexta-feira (15) mostrou a maior caverna subterrânea do Rio Grande do Sul, localizada em Nova Esperança do Sul
O Jornal do Almoço desta sexta-feira (15) exibiu uma reportagem especial sobre a maior caverna subterrânea do Rio Grande do Sul, chamada Nossa Senhora de Fátima. A matéria integra o projeto Nossa Terra, que mostra semanalmente as curiosidades sobre a fauna e a flora do Rio Grando do Sul por meio de drops com um minuto de duração veiculado na RBS TV e na TVCOM.
Localizada em Nova Esperança do Sul, na região central do Estado, a maior caverna subterrânea do RS tem 400 metros de comprimento, de acordo com mapeamento realizado, há cerca de cinco anos, pelo Grupo Bandeirantes da Serra. Nossa Senhora de Fátima, como é chamada, é formada por enormes salões e um labirinto de corredores.
Além da reportagem do JA de hoje, o projeto Nossa Terra também produziu um especial sobre macacos urbanos, tema do drops desta semana. O episódio mostra o trabalho de pesquisadores que monitoram e tentam proteger os macacos que vivem livres na região metropolitana de Porto Alegre.
A equipe de produção da RBS TV está desde o começo de novembro percorrendo matas, reservas, rios e o litoral, sempre acompanhada de técnicos e pesquisadores, em busca de espécies e habitats típicos do Estado. O projeto Nossa Terra conta com o oferecimento do Banrisul. Para saber mais ou rever episódios, acesse www.g1.com.br/rs/nossaterra.
Confira abaixo a reportagem sobre a caverna Nossa Senhora de Fátima: