Título de Cidadão Catarinense foi entregue ao vice-presidente de jornais, rádios e digital do Grupo RBS durante sessão da Alesc
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) concedeu, em sessão solene na noite de quarta-feira (13), o título de Cidadão Catarinense ao vice-presidente de jornais, rádios e digital do Grupo RBS, Eduardo Magnus Smith. A sessão reuniu autoridades, profissionais de comunicação, familiares e amigos no plenário Deputado Osni Régis, em Florianópolis.
Smith recebeu o título de Cidadão Catarinense das mãos de Gelson Merisio, propositor da homenagem, Joares Ponticelli, presidente da Alesc, e do diretor jurídico e institucional do Grupo RBS em Santa Catarina, Paulo Gallotti. Houve, ainda, a entrega de uma placa em nome da Assembleia Legislativa.
— Esta homenagem tem um significado muito especial para mim. Ser cidadão catarinense significa ser acolhido por um Estado ao qual me entreguei de coração e no qual recebi meu maior presente: meu filho Ricardo nasceu em Florianópolis e é um legítimo manezinho. Recebemos, nós três, essa honraria com a devida responsabilidade que nos cabe, que é exercer esta cidadania — disse Smith, acompanhado da mulher, Alessandra, e do filho, Ricardo.
O executivo agradeceu à família, aos amigos e também exaltou o comprometimento dos colaborador do Grupo RBS com o Estado. Membro do Conselho de Administração do Grupo RBS, Pedro Sirotsky representou a família e os acionistas da empresa.
A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos deputados em sessão de 19 de dezembro de 2012. Na entrega do título, Merisio ressaltou a trajetória de Smith em Santa Catarina. Observou o papel do vice-presidente na defesa de bandeiras do Grupo RBS, como “Crack Nem Pensar” e “A Educação Precisa de Respostas”.
O atual presidente da Alesc, Joares Ponticelli (PP), lembrou que a assembleia tem sido criteriosa na concessão de títulos e que Smith recebeu a honraria máxima da casa.
— É um reconhecimento à sua dedicação ao Estado, que vai muito além do seu contrato profissional — disse o presidente da Assembleia.
O governador, Raimundo Colombo (PSD), foi representado pelo secretário de Comunicação, Nelson Santiago. O prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior (PSD), compôs a mesa e homenageou o novo cidadão de SC.
— Eduardo é apaixonado por Florianópolis. Criou o “Floripa Te Quero Bem” em gesto de amor pela cidade. Muito nos orgulha o seu senso de espírito público — disse o prefeito, que também relembrou parcerias como a campanha Viva Serra, lançada quando comandava a Secretaria Estadual de Turismo.
Há 18 anos no Grupo RBS, Eduardo Smith é graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem no currículo pós-graduação na PUCRS, MBA na Stanford University e curso na Harvard Business School.