Com apoio do Grupo RBS, evento discutiu perspectivas comerciais para 2013
Executivos, empresários, representantes de agências, empresas varejistas, câmaras e universitários se reuniram na manhã desta terça-feira (12), em Joinville, para acompanhar o seminário Perspectivas Comerciais 2013. Organizado pela Amcham-SC e com apoio do Grupo RBS, o evento faz parte do início das atividades da entidade em Santa Catarina e contou com a participação de cerca de 120 pessoas.
De acordo com estimativa apontada no seminário, o setor do varejo catarinense espera crescer mais de 5% neste ano, seguindo a tendência da economia nacional. Cláudio Salfer, painelista do seminário e Vice-Presidente do Conselho da rede de lojas Salfer, afirma que a população brasileira está ascendendo de classe social, o que leva a uma elevação do consumo. Mas, para crescer, são necessárias melhorias de infraestrutura, mobilidade urbana e profissionais qualificados.
O aumento de cinco pontos percentuais para o recolhimento do ICMS das micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional também esteve em pauta. O temor em relação às consequências deste acréscimo para o futuro dos negócios foi destacado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, Carlos Grendene, também painelista no evento.
Para o diretor de televisão do Grupo RBS, Antonio Tigre, a gestão das marcas e a forma de expô-las será cada vez mais diversificada, sendo preciso estar em mais pontos de contato com o consumidor. Segundo ele, o crescimento das redes sociais no cotidiano dos cidadãos não desbancou a televisão quando o assunto é investimento em mídia. De acordo com Tigre, dois terços da mídia no Brasil ainda destinam-se à televisão.
Ainda participaram do seminário a Dra. Sandra Aparecida Furlan, reitora da Univille, Sergio A. Medeiros, Presidente da FCDL SC, e Octávio René Lebarbenchon Neto, Vice-presidente Executivo da ADVB/SC e Diretor de Marketing da Unimed Florianópolis, que foi mediador do debate.
Durante o evento, Delton Batista assumiu a presidência do Comitê Estratégico de Marketing e Vendas da Amcham. Realizado bimestralmente por diretores comerciais e de marketing de empresas de grande porte nacionais e estrangeiras, o comitê irá compartilhar experiências para ampliar a competitividade e os negócios das empresas catarinenses. Delton também é diretor comercial da RBS TV e diretor de relações com o mercado da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB) de SC.