Wednesday, 13 de March de 2013

Seminário em Joinville dá início às atividades da Amcham em SC

Com apoio do Grupo RBS, evento discutiu perspectivas comerciais para 2013

Com apoio do Grupo RBS, evento discutiu perspectivas comerciais para 2013


Executivos, empresários, representantes de agências, empresas varejistas, câmaras e universitários se reuniram na manhã desta terça-feira (12), em Joinville, para acompanhar o seminário Perspectivas Comerciais 2013. Organizado pela Amcham-SC e com apoio do Grupo RBS, o evento faz parte do início das atividades da entidade em Santa Catarina e contou com a participação de cerca de 120 pessoas.

De acordo com estimativa apontada no seminário, o setor do varejo catarinense espera crescer mais de 5% neste ano, seguindo a tendência da economia nacional. Cláudio Salfer, painelista do seminário e Vice-Presidente do Conselho da rede de lojas Salfer, afirma que a população brasileira está ascendendo de classe social, o que leva a uma elevação do consumo. Mas, para crescer, são necessárias melhorias de infraestrutura, mobilidade urbana e profissionais qualificados.

O aumento de cinco pontos percentuais para o recolhimento do ICMS das micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional também esteve em pauta. O temor em relação às consequências deste acréscimo para o futuro dos negócios foi destacado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, Carlos Grendene, também painelista no evento.

Para o diretor de televisão do Grupo RBS, Antonio Tigre, a gestão das marcas e a forma de expô-las será cada vez mais diversificada, sendo preciso estar em mais pontos de contato com o consumidor. Segundo ele, o crescimento das redes sociais no cotidiano dos cidadãos não desbancou a televisão quando o assunto é investimento em mídia. De acordo com Tigre, dois terços da mídia no Brasil ainda destinam-se à televisão.

Ainda participaram do seminário a Dra. Sandra Aparecida Furlan, reitora da Univille, Sergio A. Medeiros, Presidente da FCDL SC, e Octávio René Lebarbenchon Neto, Vice-presidente Executivo da ADVB/SC e Diretor de Marketing da Unimed Florianópolis, que foi mediador do debate.

Durante o evento, Delton Batista assumiu a presidência do Comitê Estratégico de Marketing e Vendas da Amcham. Realizado bimestralmente por diretores comerciais e de marketing de empresas de grande porte nacionais e estrangeiras, o comitê irá compartilhar experiências para ampliar a competitividade e os negócios das empresas catarinenses. Delton também é diretor comercial da RBS TV e diretor de relações com o mercado da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB) de SC.