Thursday, 7 de March de 2013

Jornal de Santa Catarina homenageia mulheres com série de reportagens

Personagens que marcaram a história de Blumenau terão as trajetórias contadas no jornal a partir desta sexta-feira (08)

Personagens que marcaram a história de Blumenau terão as trajetórias contadas no jornal a partir desta sexta-feira (08)

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Jornal de Santa Catarina lança nesta sexta-feira (08) uma série com oito reportagens especiais sobre a caminhada de personagens femininas que marcaram a história de Blumenau. As personagens foram escolhidas por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas com historiadores da região. O material será publicado diariamente até o dia 14 de março.

Duas histórias estampam as páginas do Santa na estreia da série. A primeira trata de Roese e Edith Gaertner, mãe e filha. Edith ficou conhecida pela carreira de atriz na Alemanha, porém, antes de se destacar na profissão, sua mãe decidiu que a pequena colônia Blumenau precisava de um teatro, em 1870, e foi fundamental para que o primeiro fosse construído.

A religiosa alemã Martha Kunzmann é a protagonista da outra história. Chamada de anjo branco, Schwester Martha ajudou no parto de cerca de um quinto da população local no período em que esteve no Vale.  Permaneceu no Bairro Garcia, em Blumenau, durante 25 anos e retornou à Alemanha em 1961 para cuidar da mãe.

Para que os leitores do Santa também possam homenagear as mulheres, um mural de interatividade ficará no ar em santa.com.br durante o período de publicação da série de reportagens. Para participar, os internautas deverão responder à pergunta "Que mulher marcou sua história?". Os comentários e as homenagens ficarão disponíveis no mural online. Além disso, uma galeria de fotos das mulheres que marcaram a história de Blumenau poderá ser visualizada de 8 a 14 de março no site.