Thursday, 7 de March de 2013

Mestres do Ringue é a nova série do Curtas Gaúchos da RBS TV

Atração em quatro programas vai mostrar os bastidores da época de ouro da luta livre no Brasil, na década de 1960

Atração em quatro programas vai mostrar os bastidores da época de ouro da luta livre no Brasil, na década de 1960

O Curtas Gaúchos – faixa do Núcleo de Especiais da RBS TV que busca valorizar a produção audiovisual de curta metragens no Estado – estreia uma nova série neste sábado (9), a Mestres do Ringue. A atração se dividirá em quatro programas que irão traçar um panorama dos primórdios da luta livre, não só no Rio Grande do Sul, mas em outros Estados brasileiros.

O primeiro programa vai ao ar às 12h30min e mostra a luta desde a época em que era apenas entretenimento, quando os lutadores eram divididos entre heróis e vilões – e o bem quase sempre vencia o mal –, até a atualidade, quando, além de esporte, as lutas são um negócio lucrativo em todo o mundo.

As noites de domingo, de 1964 a 1969, eram repletas de golpes, voadoras e ídolos com nomes estranhos como Scaramouche, Stiner, Múmia, Verdugo, Fantomas, Tigre Paraguaio e Ted Boy Marino. A então TV Gaúcha transmitia, diretamente do Ginásio da Brigada Militar em Porto Alegre, “Ringue Doze”, um programa campeão de audiência que emocionava públicos de todas as idades. A atração apresentava embates épicos com performances ensaiadas por lutadores brasileiros e estrangeiros. Apesar da idolatria do público da época pelo espetáculo apresentado, aqueles confrontos ainda geravam uma série de dúvidas: lutadores ou artistas? As lutas eram encenadas? Quem eram aqueles mascarados? Pessoas diretamente envolvidas com os programas na época, como o produtor de lutas Teti Alfonso, o apresentador Éldio Macedo, Sérgio Reis, João Carlos Belmonte e Angelo Garbarski, contarão os detalhes dos bastidores do telecatch e como tudo era montado.

Mestres do Ringue foi gravada no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com roteiro e direção de Vini Nora, pesquisa de Cristiano Zanella, direção de produção de Josie Demeneghi, fotografia de Fábio Cecatto e Vini Nora e montagem de Fabio Lobanowski. A edição de som é de Fernando Basso e trilha original de Jean Presser. A produção executiva é da Filmes do Brasil e a realização é da RBS TV, com coordenação de produção de Nice Sordi e direção geral de Gilberto Perin.

Confira os próximos programas da série:

16 de março – Mestres do Ringue: “Os lutadores”

23 de março – Mestres do Ringue: “De volta à estrada”

30 de março – Mestres do Ringue: “Nos dias de hoje”