A Liga dos Fanáticos trará cobertura extensa, em todas as plataformas, dos fatos relativos à Copa até o início do evento esportivo
Em duas páginas publicadas nos principais jornais no último domingo (3), o Grupo RBS deu a largada para o seu grande projeto multimídia Liga dos Fanáticos. Produzido especialmente para celebrar a paixão brasileira por futebol, a proposta reunirá cobertura jornalística, eventos e ações comerciais para preparar o espírito de gaúchos e catarinenses para a Copa do Mundo de 2014.
Já no próximo final de semana, o comentarista esportivo Ruy Carlos Ostermann contará, na Rádio Gaúcha, durante o programa Supersábado (todos os sábados, a partir das 8h10), histórias sobre os 12 mundiais que cobriu. No domingo (10), é a vez do jornal Zero Hora abrir espaço para o cronista esportivo mais respeitado do RS, que irá recuperar assuntos que modificaram a história das copas, através de sua visão pessoal e fanática por futebol.
Primeira ação da Liga dos Fanáticos, o Jogo Contra a Pobreza, realizado em dezembro pelo Grupo RBS na Arena do Grêmio, trouxe ao Rio Grande do Sul craques como Ronaldo Nazário e Zidane, que se enfrentaram em campo em uma partida cuja renda foi revertida para projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil e na África.
A partir de agora, a iniciativa mobilizará todas as plataformas e veículos do Grupo RBS para os fatos relativos à Copa até o início do evento – daqui a 16 meses -, sempre sob a ótica dos apaixonados por futebol. Os preparativos das cidades-sedes, notícias sobre as seleções e os craques que virão ao Brasil, os negócios, os investimentos em infraestrutura, a expectativa do turismo e diversos eventos que ocorrerão ao longo deste e do próximo ano são alguns dos elementos que nortearão a cobertura.
Além do engajamento dos veículos, o projeto tem patrocínio de GVT, Santander, Fiat e Pepsi.
Principais ações da Liga dos Fanáticos previstas para 2013
Ruy de Todas as Copas - A partir deste mês, o professor Ruy Carlos Ostermann vai lembrar fatos importantes e recuperar assuntos que modificaram a história das Copas, partindo de sua experiência pessoal cobrindo 12 mundiais, com o apoio de pesquisa histórica e estatística. Com o refinamento característico de um dos maiores cronistas da imprensa brasileira, o Professor vai levar leitores, ouvintes, telespectadores e internautas de volta ao passado, com causos pitorescos da cobertura, análises e observações em grande estilo.
Além disso, um livro reunindo o conteúdo apresentado nas colunas e em programas de rádio e tv será lançado em outubro, durante a Feira do Livro, também na versão para tablets.
Muito Além do Campo - Na Copa das Confederações – e, depois, na Copa de 2014 –, acompanhe os jogos, em tempo real, pelo celular, tablet ou computador. Um aplicativo reunirá estatísticas, comentários de especialistas e informações, em tempo real, sobre os lances do jogo.
Sala de Aula da Copa - Reportagens especiais, no Diário Gaúcho, sobre a história de cada seleção classificada para a Copa. É um material didático, para ser usado em sala de aula.
Gastronomia da Copa - Página especial, também no Diário Gaúcho, com a gastronomia dos países participantes da Copa, com receitas e dicas culinárias.
Rádio Fanática - Uma rádio na internet durante a Copa das Confederações vai trazer o melhor do evento. Na Copa de 2014, no dial da Rádio Rural, todo o conteúdo em inglês e espanhol, para auxiliar turistas a aproveitar ao máximo o Sul do país.
Programa Semanal “Porto da Copa” – Programa com informações sobre os preparativos das seleções e das sedes, bem como infraestrutura de Porto Alegre para a Copa das Confederações e Copa de 2014. Vai ao ar na TVCOM RS todos os sábados, a partir do dia 16 de março, às 10h45.
Festivais dos Fanáticos - Dois grandes festivais de música – um em Santa Catarina, em outubro, e outro no Rio Grande do Sul, em novembro – celebrarão o tema da paixão pelo futebol.
Seminário dos Fanáticos - No segundo semestre de 2013, em Porto Alegre, será promovido um seminário para discutir o futebol e suas tendências para os próximos anos, com a participação de profissionais de nível internacional.