Friday, 1 de March de 2013

Qualidade de vida no interior é tema de Globo Repórter desta sexta-feira

Município de Feliz, no Vale do Caí, é destaque no programa e tem o maior índice de desenvolvimento do RS

Município de Feliz, no Vale do Caí, é destaque no programa e tem o maior índice de desenvolvimento do RS

O Globo Repórter desta sexta-feira (1º), exibido pela RBS TV RS, aborda a vida de prosperidade e tranquilidade em alguns municípios do interior do Brasil. Entre os destaques, Feliz, localizado no Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, é a cidade com menor índice de analfabetismo do país e a 5ª no ranking de desenvolvimento nacional.

Com uma população de pouco mais de 12.400 habitantes, Feliz tem grande influência da imigração alemã (70% de sua origem étnica): ainda hoje, é comum ouvir os moradores travando diálogos inteiros na língua dos colonizadores. Outra herança da ascendência germânica, a valorização da educação, é responsável por tornar o município referência em educação no país e a cidade gaúcha com o maior índice de desenvolvimento do Estado.

Animação também não falta aos felicenses. Logo na primeira gravação, durante um encontro da terceira idade organizado pela Prefeitura Municipal de Feliz, o operador de áudio da RBS TV, João Santos foi surpreendido por um convite para dançar. Ao som das tradicionais músicas alemãs tocadas pela banda Goela Seca, ele acompanhou dona Hildegard Reichert pelo salão. A animada aposentada é uma das entrevistadas do programa, que tem imagens dos cinegrafistas Dalmir Pinto e Halex Vieira. A reportagem de Guacira Merlin também teve na equipe a participação de Josemar Carmo, Cristiano d'Oliveira e Paulo Martins.

Além de Feliz, o programa vai mostrar a qualidade de vida de cidades de São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Mato Grosso. O Globo Repórter "A boa vida do interior" vai ao ar logo depois do Big Brother Brasil 13.