Exibida em cinco partes no RBS Notícias a partir desta segunda-feira (25), a série contará com informações do meteorologista Leandro Puchalski
A partir desta segunda-feira (25), o RBS Notícias apresenta a série Energia do Céu para falar sobre a incidência de raios em Santa Catarina. O assunto é preocupante no Brasil, já que o país tem a maior concentração de descargas elétricas do mundo e, em SC, o número também é grande.
Além da previsão diária do tempo, o meteorologista Leandro Puchalski comanda a série que vai ao ar até sexta-feira (1º) no telejornal da RBS TV. Exibida em cinco partes, a série explicará o que são os raios, qual a melhor forma de se proteger deles, os mitos em relação ao assunto, estatísticas de mortes por raios, as principais cidades de SC que têm incidência de raios, entre outras curiosidades sobre o tema.
– Cada dia contaremos algo diferente para mostrar às pessoas os perigos e cuidados que devem ser tomados quando falamos de raios. Especialmente em Santa Catarina temos dois fatores que são propícios para a incidência de raios: a grande faixa de litoral do estado e o grande número de trabalhadores na lavoura no Oeste de SC – explica Leandro.
Em cada dia da série, o meteorologista levará um tema diferente para os telespectadores. Depois da exibição do telejornal, os internautas poderão saber mais sobre o assunto abordado no dia em vídeos exclusivos no portal G1 SC.
Na primeira parte da série, exibida nesta segunda-feira (25), Leandro explica como surgiu o interesse pelos estudos de raios quando, em 1752, Benjamin Franklin fez os primeiros estudos, descobriu que os raios eram um fenômeno de natureza elétrica e inventou o para-raios. Nesta edição, a série mostra ainda a diferença entre relâmpagos e raios.
Na terça-feira, Leandro explica quais são os três tipos de raios existentes e, na quarta, ele mostra as regiões de Santa Catarina que possuem a maior incidência de raios. Com dados baseados em um estudo de 2010, Leandro mostra as 10 cidades em que mais caem raios no estado.
Na quinta-feira, a série apresenta dados que registram o número das mortes por raios no país, o que se deve fazer quando se vê uma tempestade e como evitar maiores problemas. Na última parte da série, na sexta-feira, Leandro falará quais são os locais em que geralmente acontece a maior parte das mortes por raios e que lugares as pessoas devem evitar.