Friday, 22 de February de 2013

Evento marcou o aniversário de 90 anos do jornal A Notícia

A comemoração desta sexta-feira (22) contou com a presença de autoridades, profissionais de comunicação, parceiros, leitores e colaboradores

A comemoração desta sexta-feira (22) contou com a presença de autoridades, profissionais de comunicação, parceiros, leitores e colaboradores. Durante o evento, foram anunciados lançamentos e as ações de aniversário previstas ao longo de 2013

O jornal A Notícia completa 90 anos de operação em Santa Catarina neste domingo (24). Para marcar a data histórica da publicação, o AN preparou uma comemoração onde  foram homenageados leitores, parceiros e colaboradores nesta sexta-feira (22), na sede do jornal em Joinville. Estiveram presentes o vice-governador de SC, Eduardo Pinho Moreira, o senador Luiz Henrique da Silveira, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, entre outras autoridades e a diretoria executiva do Grupo RBS.

O jornal A Notícia também recebeu uma importante homenagem da Federação Catarinense de Futebol na celebração desta manhã. A FCF concedeu à taça do segundo turno do Campeonato Catarinense o nome de Taça A Notícia 90 Anos.

- Temos muito orgulho dos vínculos que construímos com Joinville e com Santa Catarina por meio do jornal A Notícia, um veículo que se transformou com a comunidade, um exercício feito por 90 anos. A RBS tem reiterado o compromisso com o jornalismo sério e com o serviço ao público, uma responsabilidade que se reflete em A Notícia, que construiu essa relação com milhares de pessoas e leitores desta região – afirma o Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky.

Na cerimônia, o vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, exaltou a relevância da região Norte para Santa Catarina e da importância social do AN.

– Nós, catarinenses, seja por nascimento ou adoção, nos orgulhamos da locomotiva que puxa o Estado, que é Joinville. Que possamos continuar com esse jornal que mostra o caminho a ser seguido por toda Santa Catarina.

Uma fiel leitora do AN desde a década de 1940, a senhora Jutta Hagemann, de 86 anos, subiu ao palco do evento para representar o público do jornal. Também foram homenageados o colaborador mais antigo em atividade, o editor de diagramação e arte, Paulo Roberto de Oliveira, além de Moacir Thomazi, que foi por 30 anos diretor-presidente de A Notícia. Para representar os parceiros, o AN homenageou a empresa Automóveis Avenida, mais antigo anunciante do jornal em atividade.

– A dedicação, o olhar cuidadoso e a paixão destas pessoas resultam em um jornal de qualidade, ético e responsável. São estas pessoas que fazem deste jornal uma história de 90 anos de sucesso – reforça o Vice-presidente de Jornais, Rádios e Digital do Grupo RBS, Eduardo Smith.

O prefeito Udo Döhler ressaltou em seu discurso a satisfação de ter em Joinville um veículo com a credibilidade do AN e relembrou a história e os principais fatos marcantes do jornal.

–  Desde meu primeiro contato com o jornal,  em 1956, o AN mudou seu formato, ganhou cor e novas seções. Mas uma coisa nunca mudou: o conteúdo preciso que é publicado. É por isso que tenho satisfação em afirmar que o AN faz parte e escreve a nossa história.

Desde o fim de 2012, o jornal tem feito diversas ações comemorativas e, durante o evento, muitas outras novidades foram anunciadas. Dentre lançamentos editoriais, comerciais e inovações digitais, estreou também a campanha institucional do jornal. Confira o que o AN oferece ao público a partir deste fim de semana.

A Notícia: há 90 anos escrevendo a história com você – O vídeo da campanha institucional dos 90 anos do AN foi exibido, em primeira mão, ao público do evento. A região de Joinville poderá conferir o vídeo neste sábado, na RBS TV, no intervalo do Jornal Nacional. A ideia central da campanha é mostrar ao expectador a abrangência cronológica da operação em um link entre passado, presente e futuro.

A assinatura da campanha homenageia o leitor, que é tratado como coautor da história que o jornal ajudou a escrever. A campanha de aniversário ficou a cargo da NovaPEB, que desenvolveu um filme com produção da Media Effects e trilha especialmente criada para a campanha, além de anúncios, outdoors, spot  nas rádios Itapema FM e Atlântida FM, peças de internet, entre outros materiais.

Inovação no mundo digital do AN - A ocasião é apropriada para o jornal lançar o aplicativo da versão impressa para smartphones e tablets. No tablet existe agora uma área com a edição impressa do dia na capa do aplicativo, um menu da edição e a possibilidade  de ler todas as notícias. Na versão para celular, as notícias aparecem em formato de texto, adequado para a tela do aparelho. O conteúdo está no ar, disponível para baixar gratuitamente até 31 de março.

No site AN.com.br/90anos, um vídeo com depoimentos dos colunistas sobre sua relação com o AN e  outro, especialmente  produzido pela equipe de fotografia do  AN, conta o caminho da notícia. No site haverá ainda as versões digitais dos cadernos 90 Histórias , publicado em 1º de janeiro,  e 90 Personagens, que  circula com a edição impressa deste fim de semana. Uma enquete feita nas ruas mostra ainda o que os leitores querem que seja notícia nos próximos 90 anos. Uma galeria de foto especial  traz os melhores momentos do evento desta sexta.

Edição especial de 90 anos do impresso – O leitor poderá conferir a cobertura do evento, o lançamento da Taça AN e a apresentação do primeiro sorteio da promoção Aniversário Premiado. A edição relembra também todos os lançamentos editoriais de 2013: + Estilo, Negócios & Cia, Tevê + Lazer, Caderno 90 Histórias. O caderno 90 Personagens traz 90 leitores que falam dos motivos pelos quais gostam de ler o AN e das suas relações  com o jornal.